A “modernidade moderna” de Brasília no sertão riobaldiano
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.890Palabras clave:
Arte moderna. Arquitetura moderna. “Modernidade moderna”. Sertão. Sustentabilidade cultural.Resumen
Para o Padre Henrique Vaz, vivemos a “modernidade moderna”, cujos traços filosóficos fundamentais se definiram com Descartes no século XVII. A partir daí, vieram os desastres ecológicos, o distanciamento entre pobres e ricos, resultado da mundialização econômica e do anúncio de uma pós-modernidade. No entanto, a fidelidade ao conceito de Henrique Vaz confirma que o sistema das razões predominantes na sociedade e que é definidor da “modernidade moderna”, continua mais forte do que nunca. O teólogo suíço Francis A. Schaeffer (1985) imagina essa tendência como uma escada, cujos degraus superiores lançam as novidades do pensar e, sucessivamente, e em tempos diferentes, os mais baixos as acolhem. Nessa escada, a Semana de Arte Moderna de 1922 e Brasília são expressões genuínas no degrau da arte da “modernidade moderna” brasileira e da “bastilha” que representou a ocupação da Nova Capital e a reação da cultura geral a essa modernidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-04-02
Cómo citar
MONTI, Estevão. A “modernidade moderna” de Brasília no sertão riobaldiano. Dialogia, [S. l.], v. 5, p. 81–92, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v5i0.890. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/890. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos