A prática da formatura na educação superior: apontamentos para uma reflexão
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1119Palavras-chave:
Educação. Formatura. Imaginário.Resumo
Neste estudo, tenciona-se identificar e analisar o sentido do rito da colação de grau no ensino superior, cuja significação permanece inalterada desde a sua institucionalização. Nesta investigação, descreve-se a acepção das formaturas atuais para destacar a realização desse ato institucional, cujos aspectos se realizam, repetidamente, de modo acrítico. A outorga do grau é uma ação obrigatória para os concluintes da educação superior, mas os arranjos festivos para a realização da formatura solene deslocam a atenção dos sujeitos participantes, levando-os a uma representação alienada de pouco controle nos espaços acadêmicos.Downloads
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Publicado
29.07.2008
Como Citar
AVELAR, Ediana Abreu. A prática da formatura na educação superior: apontamentos para uma reflexão. Dialogia, [S. l.], v. 6, p. 149–156, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v6i0.1119. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1119. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos