O letramento literário: a literatura escolarizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13219

Palavras-chave:

Letramento, Literatura, Estudos Culturais, BNCC

Resumo

Pretendemos responder à questão: Quais as prováveis implicações para as iniciativas com foco no letramento, se o aceitarmos enquanto práticas culturais, cotidianas, históricas e socialmente contextualizadas? Vinculamos o letramento às diversas esferas da vida social, considerando-se os aspectos regionais para seu desenvolvimento, na direção do Conhecimento Local, com fins de se construir um conhecimento emancipatório, almejado em algumas proposições dos Estudos Culturais, como em Boaventura de Souza Santos. A noção de letramento operada neste artigo é aquela que pode ser extraída das proposições da Base Nacional Comum Curricular em articulação com a noção de Letramento de Magda Soares e Rildo Cosson. Sobre a noção de letramento, trabalhamos, ainda, com a ideia de contextualização entre literatura e vivências do aluno, defendida por Lajolo, e do regionalismo, abordado por Ligia Chiappini. Resulta que a literatura vai além da fruição estética, possibilita a formação política, ideológica, cultural e a emancipação do ser humano.

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Biografia do Autor

Alyne de Souza Jardim, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins- Campus de Porto Nacional. Professora na Rede Pública do Estado do Tocantins.

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins

Professor do PPG Letras e da licenciatura em teatro da Universidade Federal do Tocantins. Pós-doutor em Educação e bacharel em artes cênicas (UNICAMP); Pós-doutor, doutor e mestre em Psicologia (USP).

Irma Galhardo, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins- Campus de Porto Nacional.  Escritora Tocantinense.

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Publicado

31.08.2019

Como Citar

JARDIM, Alyne de Souza; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo; GALHARDO, Irma. O letramento literário: a literatura escolarizada. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 307–320, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.13219. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13219. Acesso em: 15 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos