Pressupostos freirianos na utilização de receitas afetivas com a educação de jovens e adultos no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.22889

Palavras-chave:

Receitas Afetivas, pressupostos freirianos, EJA, ciências

Resumo

O presente artigo é fruto das reflexões da pesquisa de uma dissertação de Mestrado profissional e teve como objetivo geral avaliar o uso de Receitas Afetivas pautadas em pressupostos freirianos, como estímulo ao processo de construção de conhecimentos com alunos da EJA. Os objetivos específicos foram analisar a relação entre a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos em uma proposta de diálogo e a motivação para o aprendizado de ciências naturais na EJA. A metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa básica e participante. Os participantes da pesquisa são estudantes do 8ºano da EJA, e ela foi feita durante o primeiro bimestre de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista presencial. Considerou-se, ao final deste estudo, que a valorização da fala, da vivência dos alunos, demonstrada por meio de suas receitas e histórias, trouxe para o contexto da sala de aula um crescimento para o grupo.

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Biografia do Autor

Ellen de Oliveira Abreu, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Graduação em Ciências Biológicas

 

Denise Leal de Castro, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutorado em Química

 

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Publicado

01.08.2023

Como Citar

ABREU, Ellen de Oliveira; DE CASTRO, Denise Leal. Pressupostos freirianos na utilização de receitas afetivas com a educação de jovens e adultos no ensino de ciências. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e22889, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.22889. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22889. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos