Considerações acerca da Educação Infantil em Morin e Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23128

Palavras-chave:

Educação infantil, paradigma da complexidade, infância, abordagem libertadora

Resumo

O presente artigo objetiva abordar como o paradigma da complexidade de Edgar Morin e a abordagem libertadora de Paulo Freire podem contribuir para ressignificar  a infância e a educação infantil. Como metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter teórico, a partir de uma revisão bibliográfica, a fim de retomar alguns aspectos históricos sobre a concepção de infância. Para tanto, dividiremos o estudo em dois momentos: Em um primeiro momento, apresenta-se a origem do conceito de infância como categoria social e, no segundo momento, busca-se analisar o papel da infância na educação sob uma ótica complexa e humanizadora. Como resultado, pretende trazer um olhar reflexivo para a infância, apropriando-se dos construtos teóricos desses paradigmas, no intuito de redimensionar a educação infantil para que ela seja menos fragmentada e mais contextualizada, e que possa, de forma efetiva, contribuir na formação integral do educando em seu formato multidimensional.

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Biografia do Autor

Viviane Maria Lauer Bressan Amblard, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC

Doutoranda

 

Leonor Dias Paini, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora

 

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Publicado

03.07.2023

Como Citar

LAUER BRESSAN AMBLARD, Viviane Maria; PAINI, Leonor Dias. Considerações acerca da Educação Infantil em Morin e Freire. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23128, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23128. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23128. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos