Considerações acerca da Educação Infantil em Morin e Freire
DOI:
https://doi.org/10.5585/45.2023.23128Palavras-chave:
Educação infantil, paradigma da complexidade, infância, abordagem libertadoraResumo
O presente artigo objetiva abordar como o paradigma da complexidade de Edgar Morin e a abordagem libertadora de Paulo Freire podem contribuir para ressignificar a infância e a educação infantil. Como metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter teórico, a partir de uma revisão bibliográfica, a fim de retomar alguns aspectos históricos sobre a concepção de infância. Para tanto, dividiremos o estudo em dois momentos: Em um primeiro momento, apresenta-se a origem do conceito de infância como categoria social e, no segundo momento, busca-se analisar o papel da infância na educação sob uma ótica complexa e humanizadora. Como resultado, pretende trazer um olhar reflexivo para a infância, apropriando-se dos construtos teóricos desses paradigmas, no intuito de redimensionar a educação infantil para que ela seja menos fragmentada e mais contextualizada, e que possa, de forma efetiva, contribuir na formação integral do educando em seu formato multidimensional.
Downloads
Referências
ARCE, Alessandra. Friedrich Froebel: o pedagogo dos jardins da infância. Petrópolis: Vozes, 2002.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Revista de Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 63, p. 439-455, set./dez. 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742. Acesso em: 13 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 2 out. 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREITAS, Marcos Cezar de (org.). História social da infância no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. A educação infantil no século XX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 170-186.
MORAES, Maria Cândida. Paradigma educacional ecossistêmico: por uma ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2021.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.
MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: lições do coronavírus. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.
PETRAGLIA, Izabel; ARONE, Mariangelica. Paulo Freire e Edgar Morin: combatentes da esperança e da utopia por um mundo novo possível. Educação e Linguagem, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 125-149, jul./dez. 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/1036533/7953. Acesso em: 2 out. 2022.
PREZIA, Benedito. A guerra de Piratininga: contra a cruz e a espada. São Paulo: FDT, 1991.
PRIORE, Mary Del (org.). História das crianças no Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.