As tecnologias assistivas na formação do estudante com paralisia cerebral: uma análise (auto)biográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.27234

Palavras-chave:

Educação Especial; Paralisia cerebral; Tecnologias Assistivas; Autobiografia

Resumo

As tecnologias assistivas são fundamentais para superar barreiras físicas e cognitivas, melhorando a educação de estudantes com deficiências. O estudo teve como objetivo foi apontar elementos que otimizem uma inclusão efetiva de alunos com paralisia cerebral, contribuindo para a construção de um ambiente de aprendizagem mais acessível e inclusivo, especialmente o uso das tecnologias assistivas na trajetória educacional de um aluno com paralisia cerebral, que desde o ensino fundamental até o ensino superior. Para tanto, foi utilizada a narrativa autobiográfica de um dos autores, envolvendo experiência de vida, autobiografia e narração de história, além disso, utilizou-se o aporte teórico da literatura especializada nos temas que abrangem o estudo. Como resultados do estudo, foi possível constatar a importância da formação contínua dos professores, do uso assertivo das tecnologias assistivas e dos serviços de atendimento educacional especializado.

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Biografia do Autor

Celi Correa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pós- doutorado em educação

Lucas Helpis de Lima, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação 

Djanires Lageano Neto de Jesus, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pós-doutor em Educação 

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Publicado

30.08.2024

Como Citar

NERES, Celi Correa; LIMA, Lucas Helpis de; JESUS, Djanires Lageano Neto de. As tecnologias assistivas na formação do estudante com paralisia cerebral: uma análise (auto)biográfica. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e27234, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.27234. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27234. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 49 “Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e autoetnografias de educadores"