Gestão democrática, autonomia e projeto político-pedagógico: pressupostos da qualidade da educação

Autores

  • Miguel Henrique Russo UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4988

Palavras-chave:

Gestão escolar democrática, descentralização da educação, autonomia da escola, projeto político-pedagógico.

Resumo

RESUMO

            O texto recupera e discute alguns conceitos que fundamentam o processo de trabalho na escola e cuja ocorrência na sua prática cotidiana é pressuposto para a produção de uma educação de qualidade, que atenda às necessidades das camadas trabalhadoras e populares. São objeto desta reflexão a gestão democrática, a descentralização, a autonomia, e o projeto pedagógico da escola. O objetivo do texto é apresentar aqueles conceitos desenvolvendo uma reflexão sobre seus fundamentos, limites e possibilidades de contribuir para a qualidade da educação escolar. Com uma perspectiva crítica identificam-se as dificuldades para suas consecuções, as carências estruturais e contextuais dos recursos escolares, em geral, e os insatisfatórios resultados destes na transformação da estrutura e do funcionamento das redes e unidades escolares com vistas a sua democratização e busca da qualidade da educação. 

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Biografia do Autor

Miguel Henrique Russo, UNINOVE

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Publicado

10.06.2014

Como Citar

RUSSO, Miguel Henrique. Gestão democrática, autonomia e projeto político-pedagógico: pressupostos da qualidade da educação. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 67–78, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4988. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4988. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gestão Democrática e Educação Básica