Como os currículos escolares podem contribuir para uma política antirracista nas escolas

Autores

  • Denise Maria Lima Cátedra UNESCO
  • Carlos Ângelo De Meneses Sousa Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5118

Palavras-chave:

relações étnico-raciais, currículos escolares, preconceito racial, políticas educacionais.

Resumo

O racismo institucional se constitui um dos mais graves problemas enfrentados pela comunidade escolar, sendo visível sua presença no interior das escolas, demonstrado pelo tratamento diferenciado dado às negras e aos negros, pela representação discriminatória em livros didáticos, omissa, diminuída ou negativa, pela ausência da História dos negros e negras nos currículos escolares. Com o objetivo de enfrentar todas as formas de discriminação e fomentar a temática racial no currículo escolar, é sancionada a Lei Federal n° 10.639 em 9 de janeiro de 2003, nascida de um esforço conjunto de diversos segmentos negros da sociedade. A referida Lei instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, nas redes pública e particular de ensino fundamental e médio, alterando, assim, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBDEN). Com tal intuito, o recorte de pesquisa quali-quantitativa realizou um levantamento com docentes da rede pública do Distrito Federal para investigar o que pensam sobre a inserção da legislação nos currículos escolares a fim de fomentar uma política antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Maria Lima, Cátedra UNESCO

 

Mestra e Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Distrito Federal, Brasil e pesquisadora voluntária da Cátedra UNESCO na mesma universidade. Bolsista CAPES/PROSUP. Professora da Secretaria de Estado em Educação do Distrito Federal.

Carlos Ângelo De Meneses Sousa, Universidade Católica de Brasília

 

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Distrito Federal, Brasil;

Downloads

Publicado

30.09.2014

Como Citar

LIMA, Denise Maria; SOUSA, Carlos Ângelo De Meneses. Como os currículos escolares podem contribuir para uma política antirracista nas escolas. Dialogia, [S. l.], n. 20, p. 85–98, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N20.5118. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5118. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dôssie Temático: Currículo e Educação Básica