Uso de espaços não formais, laboratórios e participações em feiras de Matemática: percepção de professores durante suas práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5421Palavras-chave:
Ensino de matemática, espaços não formais, laboratórios, feiras de matemática, prática docente.Resumo
Apresentamos os resultados de uma investigação com o objetivo de analisar as percepções de quarenta e sete professores de Matemática que trabalham no litoral da Costa Esmeralda, Santa Catarina sobre o uso de espaços não formais, laboratórios e participações em feiras de Matemática como estratégias didáticas em suas práticas docentes. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado. De maneira geral, foi possível identificar que os professores investigados usam moderadamente os laboratórios e participam com frequência em feiras de Matemática. No entanto, muitos não se utilizam de espaços não formais para a apresentação de um conteúdo e concentram suas práticas em sala de aula, baseado na explicação do professor e na grande quantidade de exercícios.