Outras relações entre arte e educação: uma atitude política

Autores

  • Carmen Lúcia Capra Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Daniel Bruno Momoli Universidade Alto Vale do Rio do Peixe/ Faculdade SENAC - Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N28.8303

Palavras-chave:

Escola. Arte. Educação. Atitude política.

Resumo

Este texto traz um conjunto de relações sobre arte e educação a partir de uma base teórica que compreende os campos da arte, da educação e da filosofia, provocando encontros interessados em produzir um modo de pensar a arte na educação desobrigada de certas noções de aprendizagem e ensino, ordens comprometidas com o alcance de resultados guiados por interesses exteriores. Aposta em pensar a escola como forma que torna presentes a arte e o mundo por meio dela, suspendendo os sentidos tradicionalmente atribuídos para o seu ensino. Nessa ideia de escola, uma atitude política toma a arte na escola como um meio de ruptura com as determinações incidentes sobre o conhecimento que vêm do mundo produtivo, capaz de fazer circular outros modos de pensar e habitar a escola.

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Biografia do Autor

Carmen Lúcia Capra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Graduação em Artes Visuais - licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro -RS, Brasil.

Daniel Bruno Momoli, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe/ Faculdade SENAC - Caçador, SC

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor naUniversidade Alto Vale do Rio do Peixe/ Faculdade SENAC - Caçador, SC.

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Publicado

14.03.2018

Como Citar

CAPRA, Carmen Lúcia; MOMOLI, Daniel Bruno. Outras relações entre arte e educação: uma atitude política. Dialogia, [S. l.], n. 28, p. 149–159, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N28.8303. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8303. Acesso em: 1 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos