A formação de professores e de gestores escolares nos cursos de Pedagogia e Normal Superior

Autores

  • Alfredo Sérgio Ribas dos Santos UNINOVE, São Paulo
  • Maria Elena Roberto Guiselini UNINOVE, São Paulo
  • Oswaldo Marques UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.848

Palavras-chave:

formação de professores e gestores escolares, pedagogia, normal superior, legislação de ensino, educação básica.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a formação oferecida, nos cursos de Pedagogia e Normal Superior, aos estudantes que se preparam para atuar como professores e gestores escolares na educação básica. No trajeto deste debate, perpassamos as normas legais, evidenciamos algumas carências quanto à revisão desses cursos e destacamos o esforço de superação, no ensino superior, dos paradigmas formativos existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Sérgio Ribas dos Santos, UNINOVE, São Paulo

Mestre e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenador e professor dos cursos de Pedagogia e Normal Superior da UNINOVE.

Maria Elena Roberto Guiselini, UNINOVE, São Paulo

Mestre em Educação – UNINOVE; Coordenadora-adjunta dos cursos de Pedagogia e Normal Superior na UNINOVE

Oswaldo Marques, UNINOVE, São Paulo

Especialista em Magistério Superior e em Fundamentos da Educação para o Pensar – PUC/SP; Bacharel em Direito; Licenciado em Filosofia, Pedagogia; Diretor e Supervisor de Ensino da Rede Estadual de São Paulo; Membro do Núcleo de Educação para o Pensar e Filosofia para Crianças – NEP e professor na UNINOVE

Downloads

Publicado

28.03.2008

Como Citar

SANTOS, Alfredo Sérgio Ribas dos; GUISELINI, Maria Elena Roberto; MARQUES, Oswaldo. A formação de professores e de gestores escolares nos cursos de Pedagogia e Normal Superior. Dialogia, [S. l.], v. 2, p. 119–136, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v2i0.848. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/848. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Linguagens