A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreensão do tempo por meio da fotografia
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.1025Palavras-chave:
Crianças. Educação infantil. Fotografia. Narrativa. Noção de tempo.Resumo
Os autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construídas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São José, na cidade de Pelotas/RS – crianças entre cinco e seis anos de idade –, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreensão dos tempos físico, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para a percepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendrada em antigas praças da cidade – estabelecendo-se um paralelo entre o ontem e o hoje desses cenários urbanos – e nas narrativas daí decorrentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-02-12
Como Citar
ARRIADA, Eduardo; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos. A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreensão do tempo por meio da fotografia. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 85–94, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i1.1025. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1025. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Secção
Artigos