Livros e leituras para os pequenos leitores: os livros literários e a proto-literatura
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.11019Palavras-chave:
Literatura, Crianças pequenas, Proto-literatura, Primeiríssima infância, Lúdico.Resumo
O presente artigo tem por objetivo estabelecer a diferenciação entre livros literários para primeiríssima e os livros proto-literários, a fim de ampliar as possibilidades de mediação de leitura com crianças pequenas. Para tanto, introduzimos o percurso do desenvolvimento cognitivo infantil auxiliadas pelas teorias da neurociência propostos pelo departamento de estudos da Criança da Universidade de Harvard e pelo modelo do aparelho de pensar propostos pelo pediatra e psicanalista Bernard Golse e Donald Winnicott. Em seguida, apresentamos modelos de mediação de leitura no Brasil e no exterior e, por fim, os critérios para seleção do livro endereçado preferencialmente à primeiríssima infância, bem como a importância do elemento lúdico no literário e no processo de formação do leitor, embasadas no conceito de Homo Ludens proposto por Johan Huizinga.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-08-31
Como Citar
VIANNA BITTENS, Cássia Maria Rita; NAVAS, Diana. Livros e leituras para os pequenos leitores: os livros literários e a proto-literatura. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 222–265, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.11019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11019. Acesso em: 15 dez. 2024.
Edição
Secção
Artigos
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Dialogia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.