Análise da produção acadêmica sobre a ludicidade na prática docente: a educação infantil como etapa emergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11454

Palavras-chave:

Educação infantil. Ludicidade. Prática docente. Estado da Arte

Resumo

Objetivamos analisar a produção acadêmica sobre a ludicidade na prática docente da educação básica (2013 a 2016), a fim de compreendermos de que modo a educação infantil é caracterizada, quais os fenômenos investigados e suas orientações epistemológicas. Inicialmente, analisamos 269 pesquisas, mapeadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BDTD/CAPES), com os descritores “ludicidade”, “jogo”, “brinquedo” e “brincadeira”. Pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, com análise de conteúdo firmada na abordagem qualitativa. Evidenciamos que a educação infantil assume condição privilegiada na produção do conhecimento sobre a ludicidade na prática docente, de modo que “o brincar na prática docente da educação infantil” é o fenômeno hegemônico, orientado, em sua maioria, pela epistemologia crítico-dialética. Ademais, constatamos que há heterogeneidade nos fenômenos investigados noutra parcela das pesquisas e, em menor fração, destaca-se a mediação na prática docente da educação infantil.

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Biografias Autor

Marcio Antonio Raiol Santos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Pará – PA – Brasil.
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4723-1231

Humberto Pereira, Universidade Federal do Pará

Discente do Programa Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará. Pará – PA – Brasil.
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6846-8775

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

SANTOS, Marcio Antonio Raiol; PEREIRA, Humberto. Análise da produção acadêmica sobre a ludicidade na prática docente: a educação infantil como etapa emergente. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 45–56, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.11454. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11454. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas