Livros didáticos na prática pedagógica dos professores de História
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i1.1590Palavras-chave:
História da educação. Livros didáticos. Prática pedagógicaResumo
Este estudo teve a finalidade de analisar as práticas pedagógicas dos professores de história no Ensino Médio, além disso, verificar como foram desenvolvidos os conteúdos e utilizados os livros didáticos, possibilitando classificá-los como do cotidiano e de pesquisa. Notou-se a permanência das indicações dos mesmos livros nas listagens, independentemente da redução da carga horária semanal da disciplina história. O período estudado tratou dos anos 1972 a 1986 por contemplar a implantação e difusão da reforma do ensino que, entre outras alterações, incluiu novos conteúdos específicos à história. Novas sugestões de trabalho provindas dos órgãos oficiais foram publicadas, resultando na publicação de novos livros didáticos. As fontes usadas compõem-se dos relatórios de estágios produzidos pelos alunos do curso de Licenciatura em História da Universidade de São Paulo, da legislação e dos documentos oficiais. Este estudo centrou-se apenas nas escolas estaduais localizadas na área metropolitana da cidade de São Paulo.Downloads
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Publicado
2009-12-22
Como Citar
MIMESSE PRADO, Eliane. Livros didáticos na prática pedagógica dos professores de História. Dialogia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 93–102, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v8i1.1590. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1590. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Secção
Artigos