Ensino religioso em escolas públicas: uma pesquisa etnográfica

Autores

  • Wiiliam Soares dos Santos PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i1.1624

Palavras-chave:

Ensino religioso, discurso religioso, identidade social e interação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivos discutir 1) a problemática do ensino religioso em escolas públicas através de uma pesquisa realizada em um ambiente real de sala de aula de ensino religioso e, 2) de que forma a identidade religiosa dos alunos é trabalhada pelo professor no ambiente pesquisado (uma classe de ensino religioso de uma escola pública no Rio de Janeiro). O paradigma de pesquisa que conduz esta investigação é o de cunho interpretativista de caráter etnográfico e busca construir o significado através de investigação na sala de aula. A aula analisada neste trabalho foi registrada em áudio e transcrita horas depois. Esta pesquisa é, também, orientada pela Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1989, 1992) e pelas reflexões acerca do discurso e da linguagem como prática social, propostas por lingüistas e outros estudiosos da linguagem, tais como Mikhail Bakhtin ([1929] 1997), Sara Mills (1997). Os resultados indicam, entre outros aspectos, que, no modelo de aula pesquisado, não se contempla a multiplicidade de manifestações religiosas presentes na sociedade e, assim, os alunos têm acesso apenas a uma visão parcial do que seja religião, que pode entrar em choque com outras realidades religiosas que encontram fora da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Wiiliam Soares dos Santos, PUC-RIO

Possui graduação (1997) em Letras e mestrado (2002) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio (2007). É professor adjunto da PUC-Rio e desenvolve pesquisa junto ao grupo G-NIT - (Grpesq/CNPq - Narrativa, Identidade e Trabalho). Tem experiência na área de Linguistica e Linguística Aplicada, com ênfase em Sociolinguística Interacional. Lida, principalmente, com os seguintes temas: identidade, narrativa, interação, memória e discurso religioso.

Publicado

2009-12-22

Como Citar

SOARES DOS SANTOS, Wiiliam. Ensino religioso em escolas públicas: uma pesquisa etnográfica. Dialogia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 109–122, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v8i1.1624. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1624. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos