Entre o ideal e o possível: caminhos de formação docente por meio das rodas de conversa on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18701

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Ensino remoto emergencial, Formação de professores

Resumo

O artigo objetiva compartilhar as ações de formação docente, criadas na UFLA, como resposta às demandas emergidas no atual contexto de pandemia. Fundamenta-se na pesquisa qualitativa, caracterizando como descritiva, tomando como base o modelo TPACK (MISHRA e KOELLER, 2006) como ferramenta teórica na edificação das ações e nas análises do percurso e dos dados produzidos. Almejamos colaborar com o registro histórico dos enormes desafios educacionais enfrentados de forma inédita por nossa geração neste contexto e contribuir para a reflexão da importância das formações continuadas de conhecimentos pedagógicos e tecnológicos para uma efetiva ação de retomada da educação formal por meios de recursos tecnológicos. Face aos resultados obtidos, pode-se deduzir que propostas de formação continuada usando as rodas de conversa on-line contribuem para adquirir competências para identificar abordagens metodológicas e pedagógicas que se encaixam em diferentes situações de aprendizagem utilizando as tecnologias. Nesse sentido, favorecem a inclusão digital no sentido de despertar as competências docentes para a utilização das TDIC com autonomia e destreza, em consonância com as demandas da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Alexandre José de Carvalho Silva, Universidade Federal de Lavras

Pesquisador da área de Educação mediada por tecnologias

Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz, Universidade Federal de Lavras

Pesquisadora da área de Educação mediada por tecnologias

Warlley Ferreira Sahb, Universidade Federal de Lavras

Pesquisador da área de Educação mediada por tecnologias

Referências

MISHRA, P.; KOEHLER, M. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

COX, S., GRAHAM, C. R. Diagramming TPACK in practice: using and elaborated model of the TPACK framework to analyze and depict teacher knowledge. TechTrends, 53 (5), 60–69, 2009.

ALMEIDA, M. I. de. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

CRUZ, S. R. M. Cruz; MARTINS R. X. Reflexões acerca da integração de tecnologias digitais na prática pedagógica de professores de História .Revista Educação e Linguagens, Vol. 5, nº 8, 2016.

CUNHA, M. I. da. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. São Paulo: Cadernos Pedagogia Universitária – USP, 2008. Disponível em https://sites.unipampa.edu.br/formacao/files/2010/10/maria_isabel_da_cunha_caderno_vi.pdf . Acesso em: 27-07-2020.

SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986.

Publicado

2020-12-22

Como Citar

SILVA, Alexandre José de Carvalho; CRUZ, Sayonara Ribeiro Marcelino; SAHB, Warlley Ferreira. Entre o ideal e o possível: caminhos de formação docente por meio das rodas de conversa on-line. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 348–366, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18701. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18701. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia