Formar-se docente crítica-libertadora: um processo permanente de desconstrução e reconstrução
DOI:
https://doi.org/10.5585/42.2022.23078Palavras-chave:
formação de professores, Pedagogia, Educação Libertadora, transgressãoResumo
O presente trabalho procurou articular o processo de amadurecimento acadêmico durante os quatro anos no curso de licenciatura em Pedagogia, utilizando a metodologia Memorial de Formação, tendo como sul o pensamento epistemológico de Paulo Freire, bell hooks, Pierre Bourdieu, Vitor Paro entre outros. A partir dos sentidos expressos em letras do hip hop e do rap nacional, estruturou-se então em três tópicos: Principia, sobre as escolhas de vida ligadas ao processo ideológico familiar e social sobre a docência; Ano passado eu Morri sobre os acontecimentos durante a pandemia do Covid-19 com o desvelar das práticas de uma educação bancária e neoliberal e Quem sonha junto, sobe junto, o esperançar por uma educação democrática e um compromisso de uma práxis emancipatória. A conclusão anuncia a importância da formação crítica para esperançar e superar as adversidades que vivenciamos ao longo da docência.
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