Programa temas emergentes e ensino híbrido para Educação básica: ações educacionais no contexto do ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.5585/44.2023.23932Palavras-chave:
ensino híbrido, formação de professores, Educação básicaResumo
O presente artigo tem por objetivo relatar e analisar as experiências do programa de extensão “Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica” desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com sessenta e seis Secretarias Municipais de Educação dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Partindo de uma abordagem qualitativa, apresenta-se as ações desenvolvidas no ano de 2021 para capacitar, instrumentalizar e qualificar professores e demais profissionais da educação básica. Durante seu desenvolvimento, o programa, diante de um período de muitas restrições impostas pelo COVID-19, foi fundamental para reflexão sobre diferentes temas emergentes e instrumentalização em diferentes tecnologias digitais. Assim, conclui-se que, ao viabilizar o desenvolvimento de Fluência Tecnológico-Pedagógica aos professores e demais profissionais que atuam nas escolas da educação básica, o mesmo atendeu às novas demandas advindas da pandemia, contribuindo para a igualdade social.
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