A pandemia da COVID-19 e a educação infantil: desafios vividos, reflexões necessárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.24093

Palavras-chave:

Educação Infantil, COVID-19, docência

Resumo

O objetivo do texto é problematizar questões relacionadas à COVID-19 e seus impactos na Educação Infantil. O surgimento da pandemia sua disseminação pelo mundo teve impactos em todas as esferas da sociedade, inclusive na educação. Ao seguir as recomendações dos órgãos de saúde adotando o isolamento e distanciamento social, no intuito de conter a transmissão da doença, escolas e Centros de Educação Infantil permaneceram fechados desde março de 2020 até meados de 2021, condição que provocou diversas reflexões, uma vez que ações remotas para essa etapa foram utilizadas. Trata-se de pesquisa bibliográfica com reflexões teóricas e levantamento das produções voltadas para a temática. Constatamos que os desafios educacionais desencadeados pela pandemia exigiram esforços dos profissionais envolvidos e motivaram a publicação de um conjunto de textos que refletiram sobre o exercício docente e seu entrelaçamento com as questões familiares, sociais e infantis.

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Biografias Autor

Leandra Souza Machado, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro

Mestre em Educação

 

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro

Doutora em Educação

 

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

MACHADO, Leandra Souza; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. A pandemia da COVID-19 e a educação infantil: desafios vividos, reflexões necessárias. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e24093, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.24093. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24093. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Secção

Artigos