O assembleísmo como via de democratização da escola pública: a experiência dos Bachilleratos Populares na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/51.2024.25518

Palavras-chave:

assembleísmo, democratização, bachilleratos populares, educação popular

Resumo

Neste artigo, de natureza qualitativa, objetiva-se analisar o assembleísmo como via de democratização da escola pública. Toma-se como objeto as experiências levadas a cabo nas escolas argentinas de jovens e adultos denominadas Bachilleratos Populares (BPs). Os BPs são classificados como escolas públicas, populares e autogestionadas, diferenciadas por essas características das escolas convencionais de jovens e adultos da Argentina. A análise foi realizada por meio da leitura e interpretação de livros, artigos científicos, dissertações, teses e documentos referentes aos BPs e demais organizações vinculadas aos mesmos, bem como pela análise da constituição e organização das escolas percebidas por meio de visitas empíricas frequentes a alguns BPs. Constatou-se que o assembleísmo, no contexto dos BPs, apresenta-se como importante ferramenta de democratização da escola, além de promover a organização e a resposta coletiva da classe trabalhadora às suas inquietudes, contrapondo-se ao individualismo expresso nas escolas convencionais regidas por políticas educacionais neoliberais.

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Biografias Autor

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre em Educação

 

 

Roberto Elisalde, Universidad Nacional de La Plata – UNLP

Doutor em História

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; ELISALDE, Roberto. O assembleísmo como via de democratização da escola pública: a experiência dos Bachilleratos Populares na Argentina. Dialogia, [S. l.], n. 51, p. e25518, 2024. DOI: 10.5585/51.2024.25518. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25518. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos