Estratégias pedagógicas para o ensino de matemática a alunos com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.5585/51.2024.26834Palavras-chave:
transtorno do espectro autista, ensino de matemática, possibilidades pedagógicas, recursos educacionaisResumo
O presente artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica de docentes que ensinam Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, a pesquisa foi conduzida em uma Escola Pública Municipal em Amapá - AP, envolvendo professores do 3º e 4º anos, bem como a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O objetivo foi analisar as oportunidades para aprimorar a prática pedagógica nesse contexto específico. Os resultados revelaram que os professores enfrentam desafios significativos devido à falta de formação adequada e recursos para atender às necessidades dos alunos autistas. Entre os principais obstáculos identificados estão a escassez de capacitação profissional e a ausência de materiais adequados. Este estudo destaca a necessidade de investimento em formação continuada e disponibilização de recursos para promover uma educação inclusiva eficaz para alunos com TEA.
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