Interdisciplinaridade e crise da educação a partir de um olhar autoetnográfico: o professor que veio da fábrica
DOI:
https://doi.org/10.5585/51.2024.27105Palavras-chave:
autoetnografia, história de vida, interdisciplinaridadeResumo
Este artigo se propõe a apresentar uma visão de educação como um campo interdisciplinar, ao mesmo tempo em que constrói uma narrativa a respeito da crise na educação brasileira a partir da experiência de vida de um professor universitário na área de sociologia, que desenvolveu anteriormente uma carreira como engenheiro industrial. Caracteriza-se, assim, como uma autoetnografia, dada, entre outras, a dificuldade em se separar o sujeito do objeto de pesquisa. A crise na educação e a noção de interdisciplinaridade são apresentadas a partir de casos vividos pelo sujeito da história e procuram demonstrar como colaboraram na construção de um habitus no sentido bourdiesiano, que o faz enxergar a crise da educação como algo iniciado desde os anos 1980 e cuja solução demanda protagonismo por parte de docentes e administradores educacionais que estejam dispostos a ouvir e trabalhar de maneira interdisciplinar com os demais setores da sociedade.
Downloads
Referências
BOSSLE, F.; NETO, V. M. No “olho do furacão”: uma autoetnografia em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 1, 2009. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/639. Acesso em: 3 dez. 2024.
BOURDIEU, P. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 2012.
BRASIL. Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 nov. 1995.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 fev. 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 de dez. 2017, 2017a.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2016. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017, 2017b.
COLLINS, H. M.; EVANS, T. The third Wave of science studies: studies of expertise and
experience. Working Paper Series, Paper 25. Social Studies of Science, v. 32, n. 2 (Apr., 2002), p. 235-296. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3183097. Acesso em: 13 jul. 2024.
COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Portaria GAB nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.
DAVEL, E. P. B.; OLIVEIRA, C. A. A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional. O&S - Salvador, v. 25, n. 85, p. 211-228, Abr./Jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-9250852. Acesso em: 3 dez. 2024.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), [202-?]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/saeb. Acesso em: 17 jul. 2024.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb/historico. Acesso em: 17 jul. 2024.
MOVER. Transformação com legado e história. 2024. Disponível em: https://moverpar.com.br/holding/historia. Acesso em: 14 jul. 2024.
RIBEIRO, I.; DECLOEDT, C.; BARBOSA, J. InterCement obtém proteção judicial contra credores por dívida de R$ 11,7 bi. O Estado de S. Paulo, Negócios, B8, 16 jul. 2024. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/intercement-pede-protecao-judicial-contra-credores-divida/. Acesso em: 3 dez. 2024.
SAMOR, G.; ARBEX, P. BREAKING: CSN Cimentos compra Lafarge Brasil e já é nº 2 do setor. Brazil Journal, 10 set. 2021. Disponível em: https://braziljournal.com/csn-cimentos-compra-lafarge-brasil-e-ja-e-no-2-do-setor/. Acesso em: 14 jul. 2024.
SANTOS, S. M. A. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. Plural, v. 24, n. 1, p. 214-241, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.113972. Acesso em: 3 dez. 2024.
WEBER, M. A “objetividade” do conhecimento nas Ciências Sociais. In: COHN, G. (org.). Weber – Sociologia. São Paulo: Ática, 2003.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. I. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Geovane Ferreira Gomes
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.