Escola e punição: as relações entre a punição penitenciária e o contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.2966Palavras-chave:
Escola. Instrumentos Disciplinadores. Poder. Sistema Penitenciário.Resumo
Neste artigo, enfocamos a operacionalização do poder no ambiente escolar, baseando-nos, sobretudo, em Foucault. Começamos por definir a questão da disciplina para, daí, evidenciar os fatores mais fortemente disciplinadores na escola. Em seguida, traça-se um paralelo entre os mecanismos de poder da instituição escolar, pertencentes ao cotidiano docente e institucional, e os de instituições penitenciárias, conforme tratados na obra Vigiar e punir, do autor citado, a fim de demonstrar o quanto a escola traz em si mecanismos penitenciários com intuito de docilizar corpos e mentes. Por fim, pretendemos alertar quanto às práticas arraigadas de docilização utilizadas pela maioria dos docentes – aplicação de provas, aval disciplinar dos conselhos de classe, inspetoria de alunos, instrumentos que são mais ameaçadores e punitivos do que realmente educativos –, para que estudos posteriores possam, a partir dessas reflexões, sugerir maneiras de revê-las.Downloads
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Publicado
2013-04-03
Como Citar
GOMES, Lívia Letícia Zanier. Escola e punição: as relações entre a punição penitenciária e o contexto escolar. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 155–166, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.2966. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2966. Acesso em: 17 dez. 2024.
Edição
Secção
Artigos