Letramento midiático e a (re)invenção do cotidiano por um grupo pescadores

Autores

  • Terezinha Fernandes Martins de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
  • Dulce Marcia Cruz UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4567

Palavras-chave:

Letramento midiático, linguagens, cultura da convergência, mídias digitais

Resumo

O texto teve a intenção de problematizar as práticas de comunicação de um grupo de pescadores, moradores da praia de Pântano do Sul – Florianópolis – Santa Catarina - Brasil, enfocando o uso de linguagens no período da pesca da tainha, as implicações da inserção de mídias na apreensão de habilidades de letramento midiático e o papel da educação no contexto da cultura da convergência. O estudo teve como base autores como Martin-Barbero, Michel de Certeau, Hannah Arendt, Roger Chartier, Nestor Garcia Canclini, Henry Jenkins e Mikhail Bakthin. O uso de linguagens (verbal oral e escrita e não verbal) na comunicação realizada pelos pescadores emerge como forças criadoras, com traços culturais singulares da pesca, veiculados pela fala, grito ou “apupo” e por símbolos e sinais que se conservam e ao mesmo tempo acompanham mudanças, inovações e incorporam novas habilidades das mídias digitais para exercer práticas de letramentos na cultura da convergência.

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Biografias Autor

Terezinha Fernandes Martins de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Centro de Ciências da Educação Universidade Federal de Santa Catarina Professora da Universidade Federal de Mato Grosso

Dulce Marcia Cruz, UFSC

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino Programa de Pós-graduação em Educação Centro de Ciências da Educação Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

2014-05-08

Como Citar

SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de; CRUZ, Dulce Marcia. Letramento midiático e a (re)invenção do cotidiano por um grupo pescadores. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 29–42, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.4567. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4567. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação e Linguagens