Práticas pedagógicas lúdicas na educação infantil: teoria versus realidade no dia a dia escolar – uma breve exploração empírica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4908Palavras-chave:
Brincar, Infância, Atividades lúdicas, Práticas pedagógicas.Resumo
Há um crescente consenso sobre a importância das práticas pedagógicas criativas, particularmente aquelas baseadas no brincar e em atividades lúdicas, para o processo de ensino-aprendizagem, assim como para o desenvolvimento da capacidade criativa. Essa importância é revelada nas abordagens teórico-empíricas ao longo da história e na atualidade, assim como na legislação no Brasil. No entanto, há escassez de estudos que avaliem a maneira como tais atividades são usadas em nível de instituições educativas infantis, principalmente no interior do Brasil. Este artigo examina essa questão em um conjunto de instituições educativas infantis em Corumbá-MS, no lado oeste do Centro-Oeste brasileiro. Baseando-se em evidências primárias, colhidas diretamente nas instituições por meio de extensivo trabalho de campo, este estudo indica que: (i) há uma dissonância entre aquilo que é esperado e desejável pela literatura e legislação e a realidade encontrada nas instituições em termos de aspectos físicos, administrativos e, principalmente pedagógicos; (ii) não obstante, percebe-se grande esforço por parte das professores e da direção não apenas para valorizar, mas para adotar tais práticas da melhor maneira possível; (iii) no entanto, a eficácia, e mesmo a incidência dessas práticas, parecem ser obstaculizadas pela própria natureza da formação das professoras. Ainda que os resultados reportados neste artigo derivem de um contexto específico, eles refletem problemas de qualidade da educação infantil brasileira. Por isso, este artigo lança uma luz empírica sobre este tema, assim como chama a atenção para necessidade de rever certos aspectos curriculares da formação de professores de ensino fundamental de maneira a permitir um uso mais amplo e eficaz das práticas pedagógicas criativas em nossas escolas.