O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Maria Cândida Moraes e João Henrique Suanno (Org.)

Autores

  • Janete Netto Bassalobre Faculdade de Tecnologia Rubens Lara

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5726

Palavras-chave:

conhecimento, complexidade, transdisciplinaridade

Resumo

A obra resenhada analisa o pensamento complexo e a transdisciplinaridade enquanto possibilidades de fornecerem alternativas consistentes para as atuais práticas pedagógicas que, por sua vez, espelham uma perspectiva paradigmática que já não consegue dar conta dos graves problemas atuais e que continua fracionando os fenômenos mediante a exclusão da subjetividade humana e separando o indivíduo da sociedade e da natureza. Os diferentes autores, através de seus trabalhos, identificam a complexidade e a transdisciplinaridade como vias capazes de integrar os diversos saberes (tão fragmentados em diferentes disciplinas) aos processos de construção do conhecimento, rever antigas sabedorias e provar outras maneiras de conhecer a realidade, possibilitando uma educação que privilegie todas as dimensões do ser humano, no sentido do seu desenvolvimento pessoal interno e comprometimento com valores de vida e responsabilidade social e política.

 

Palavras-chave: conhecimento; complexidade; transdisciplinaridade.

 

 

The reviewed work examines the complex thought and transdisciplinarity as possibilities to provide consistent alternatives to the current pedagogical practices that, in turn, reflect a paradigmatic perspective that can no longer cope with the serious current problems and continuing fracturing phenomena by excluding of human subjectivity and separating the individual from society and nature. Different authors, through their work, identify the complexity and transdisciplinarity as pathways able to integrate diverse knowledge (so fragmented into different disciplines) to the knowledge building process, revise ancient wisdoms and try other ways to know the reality, enabling an education that favors all dimensions of the human being in the sense of its internal personal development and commitment to the values of life and social and political responsibility.

 

Key-words: knowledge; complexity; transdisciplinarity

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Janete Netto Bassalobre, Faculdade de Tecnologia Rubens Lara

Mestre em Educação pela Unisantos. Psicóloga, pós graduada em Neuropsicobiologia.

Publicado

2015-11-06

Como Citar

BASSALOBRE, Janete Netto. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Maria Cândida Moraes e João Henrique Suanno (Org.). Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 265–268, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.5726. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5726. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Resenhas