Criticidade e educação filosófica de crianças e jovens

Autores

  • Marcos Antônio Lorieri UNINOVE, São Paulo
  • Rodrigo Barboza dos Santos PPGE UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5759

Palavras-chave:

Criticidade. Pensamento crítico. Educação. Ensino de filosofia

Resumo

texto parte de afirmação, nem sempre aceita, de que o ensino de filosofia propicia o desenvolvimento da criticidade. Na verdade o que não é aceita é a firmação de que somente o ensino de filosofia contribui para este desenvolvimento.  Tem como objetivo tecer considerações sobre a posição de que, efetivamente certo ensino de filosofia auxilia no desenvolvimento da criticidade e apresentar argumentos a favor da contribuição do ensino de filosofia nesta direção, ainda que não seja sua exclusividade. Nesta direção traz entendimentos sobre filosofia, sobre ensino de filosofia, sobre pensamento crítico e criticidade, concluindo pela necessidade do desenvolvimento da criticidade nos estudantes de modo geral e pela possibilidade efetiva de o ensino de filosofia contribuir no desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcos Antônio Lorieri, UNINOVE, São Paulo

Rodrigo Barboza dos Santos, PPGE UNINOVE

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, Doutorando pela Universidade Makenzie

Publicado

2015-11-06

Como Citar

LORIERI, Marcos Antônio; DOS SANTOS, Rodrigo Barboza. Criticidade e educação filosófica de crianças e jovens. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 229–242, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.5759. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5759. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Secção

Artigos