Educação Básica: contribuição universitária nas boas práticas de gestão escolar

Autores

  • Alcione Müller Centro Universitário La Salle de Canoas
  • Paulo Fossatti Centro Universitário La Salle de Canoas

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5970

Palavras-chave:

Boas Práticas de Gestão, Contribuição Universitária, Desenvolvimento da Educação Básica

Resumo

A aproximação da universidade no melhoramento das práticas de gestão escolar nos ocupa neste artigo. O objetivo é identificar e descrever a contribuição universitária com as boas práticas em gestão escolar desenvolvidas na Escola Municipal Santa Marta de São Leopoldo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo Estudo de Caso. A coleta de dados se dá através do diário de campo de um dos autores deste artigo, também participante da direção da respectiva escola; da análise documental e da literatura e de entrevista com a diretora da escola. Os resultados preliminares evidenciam: os fatores social, econômico e cultural por si só não determinam boas ou más práticas de gestão escolar; as boas práticas de gestão escolar dão-se de forma colaborativa, participativa envolvendo todos os atores sociais no contexto escolar; a colaboração entre escolas e universidades apresenta-se categoria relevante para o êxito na gestão escolar resultando em boas práticas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Alcione Müller, Centro Universitário La Salle de Canoas

Mestrando em Educação pela Unilasalle e Licenciado em Filosofia. Professor da Escola Santa Marta, São Leopoldo, RS. Secretário do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional em diferentes contextos.

Paulo Fossatti, Centro Universitário La Salle de Canoas

Doutor em Educação pela PUCRS, com pós-doutoramento pela Universidade do Algarve. Professor e pesquisador PPG Educação da Unilasalle de Canoas. Coordenador do grupo de pesquisa Gestão Educacional em diferentes contextos.

Publicado

2015-12-02

Como Citar

MÜLLER, Alcione; FOSSATTI, Paulo. Educação Básica: contribuição universitária nas boas práticas de gestão escolar. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 145–158, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.5970. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5970. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas