Gestão Escolar: formar o diretor a partir do professor?

Autores

  • Sofia Lerche Vieira Universidade Nove de Julho
  • Eloisa Maia Vidal UECE

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6078

Palavras-chave:

Legislação educacional. Formação de gestores. Questionário do Diretor Aneb/Prova Brasil 2013.

Resumo

Este artigo faz uma reconstrução histórica da legislação educacional brasileira acerca do perfil de dirigentes escolares relacionando os dispositivos da LDB a dados extraídos de uma amostra de (54.746) dos diretores das escolas públicas brasileira. A comparação evidencia agudo descompasso entre as orientações legais e a prática efetiva da gestão, a partir dos contextos reais onde esta é implementada. Tal distanciamento pode explicar parte dos problemas relativos à gestão da qualidade e à eficácia da escola pública. Alerta, ainda, para a necessidade de assegurar mecanismos de formação inicial e continuada para esses profissionais construídos na prática e a partir dela. Se o desafio de formar o diretor/gestor a partir do professor está posto, trata-se de incorporá-lo à agenda de formulação e implementação de políticas de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sofia Lerche Vieira, Universidade Nove de Julho

Doutora em Filosofia e História da Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Brasil.

Eloisa Maia Vidal, UECE

Doutora em Educação, professora associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Brasil.

Publicado

2015-12-02

Como Citar

VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloisa Maia. Gestão Escolar: formar o diretor a partir do professor?. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 115–130, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.6078. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6078. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas