Eleição de dirigentes escolares em Jaguarão (RS): corporificando a palavra pelo exemplo
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6707Palavras-chave:
Eleição de diretores, Participação, Democratização, Conselho Municipal de Educação, Eleição de dirigentes escolares.Resumo
Este trabalho de pesquisa surge através da atuação do Conselho Municipal de Educação (CME) de Jaguarão/RS no processo de eleição de dirigentes escolares. O objetivo é contextualizar e discutir a eleição de diretores no município de Jaguarão, compreendendo o processo a partir dos conceitos de participação e de democratização. O trabalho foi construído a partir da experiência no CME e análise documental no Livro de Atas do mesmo. Como resultados, apontamos que a eleição direta não pode ser o fim, mas sim, o início da democracia na escola; mais do que o voto, é preciso criar condições para efetivar a participação. Concordamos que a melhor forma de ensinar o que é democracia aos alunos é fazendo-a na prática, corporificando nossa palavra pelo exemplo.