Eleição de dirigentes escolares em Jaguarão (RS): corporificando a palavra pelo exemplo

Autores

  • Lucas da Silva Martinez Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Cristina da Silva Rodrigues Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Brandão Machado Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6707

Palavras-chave:

Eleição de diretores, Participação, Democratização, Conselho Municipal de Educação, Eleição de dirigentes escolares.

Resumo

Este trabalho de pesquisa surge através da atuação do Conselho Municipal de Educação (CME) de Jaguarão/RS no processo de eleição de dirigentes escolares. O objetivo é contextualizar e discutir a eleição de diretores no município de Jaguarão, compreendendo o processo a partir dos conceitos de participação e de democratização. O trabalho foi construído a partir da experiência no CME e análise documental no Livro de Atas do mesmo. Como resultados, apontamos que a eleição direta não pode ser o fim, mas sim, o início da democracia na escola; mais do que o voto, é preciso criar condições para efetivar a participação. Concordamos que a melhor forma de ensinar o que é democracia aos alunos é fazendo-a na prática, corporificando nossa palavra pelo exemplo.

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Biografia do Autor

Lucas da Silva Martinez, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria PPGE/CE/UFSM.

Ana Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA campus Jaguarão. Diretora do Campus Jaguarão.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA campus Jaguarão. Coordenadora do Curso de Pedagogia.

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Publicado

13.02.2017

Como Citar

MARTINEZ, Lucas da Silva; DA SILVA RODRIGUES, Ana Cristina; MACHADO, Juliana Brandão. Eleição de dirigentes escolares em Jaguarão (RS): corporificando a palavra pelo exemplo. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 153–166, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.6707. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6707. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos