Folhetos de cordel no ensino de língua materna: A aula de leitura revisitada

Autores

  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba
  • Rodrigo Nunes da Silva Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N28.7338

Palavras-chave:

Leitura. Cordel. Discurso pós-moderno. Educação.

Resumo

O estudo traz uma reflexão sobre métodos e práticas de leitura para aulas de Língua Materna, tendo em vista formar leitores proficientes, levando em consideração as tradições orais de transmissão cultural. Aponta possibilidades de abordagem do discurso pós-moderno a partir do folheto de cordel. Objetiva sugerir um trabalho em turmas de ensino médio, com vistas a desenvolver a proficiência leitora e o aprimoramento de conhecimentos essenciais à contemporaneidade. A proposta situa-se numa perspectiva educacional, perpassando as teorias da análise do discurso (AD) e da linguagem. Para tanto, apoia-se em estudos já realizados por Bakhtin/Voloshinov (2004), Hall (2005), Orlandi (2009), Possenti (2009), Sacristán (2002), entre outros. O propósito foi despertar nos alunos o gosto pela leitura e a funcionalidade de gêneros discursivos diversos na escola e na sociedade, o que em nossa prática foi evidenciado pela leitura do cordel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística. Professor do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Rodrigo Nunes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Publicado

2018-01-31

Como Citar

RODRIGUES, Linduarte Pereira; SILVA, Rodrigo Nunes da. Folhetos de cordel no ensino de língua materna: A aula de leitura revisitada. Dialogia, [S. l.], n. 28, p. 59–71, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N28.7338. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7338. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação e Artes