O que fazer na sala de aula: didática, metodologia ou nada disso?
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.849Palavras-chave:
quefazer, dodiscente, dialogicidade, totalizante, educomunicação.Resumo
Este texto tem o propósito de iniciar uma discussão sobre o que fazer que envolve professor e aluno na sala de aula e que, historicamente, tem sido analisado, quase exclusivamente, pelas janelas das ‘didáticas’ e das ‘metodologias’. Propõe-se, neste breve ensaio, que esse que fazer seja analisado a partir do alargamento de visão, uma vez que há indícios anunciando que essas disciplinas não estão dando conta de responder aos desafios da atualidade quanto a essa dinâmica no interior da sala de aula e que abrange outros fatores, além das tradicionais relações didático metodológicas entre professores e alunos. Levanta-se a hipótese de que o estreitamento das relações entre Pedagogia e Comunicação, na óptica da educomunicação, e, numa abordagem dialógica, na perspectiva dodiscente freiriana, talvez ofereça aos educadores um aporte significativo para análise e apreensão desse que fazerDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-03-28
Como Citar
SANTOS, Vivaldo Paulo dos. O que fazer na sala de aula: didática, metodologia ou nada disso?. Dialogia, [S. l.], v. 2, p. 137–148, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v2i0.849. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/849. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Secção
Dossiê Temático: Educação e Linguagens