Paulo Freire e a pesquisa Stricto Sensu em Educação Física Escolar: reflexões e possibilidades

Autores

  • Cláudio Aparecido de Sousa Universidade São Judas Tadeu – USJT https://orcid.org/0000-0001-5956-0780
  • Elisabete dos Santos Freire Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e Graduada em Pedagogia (2020). Atualmente, é Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e professora nos cursos de Pós-graduação e de graduação em Educação Física e Pedagogia. https://orcid.org/0000-0002-7500-8352
  • Maria Luiza de Jesus Miranda Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é docente e coordena o Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, níveis Mestrado e Doutorado. https://orcid.org/0000-0003-1438-8205

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22956

Palavras-chave:

educação física, Paulo Freire, pós-graduação stricto sensu.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender a apropriação do referencial teórico de Paulo Freire em dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre Educação física escolar e quais as possíveis contribuições para a formação docente. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de revisão da literatura educacional, sendo considerada do tipo integrativa. Para alcançarmos o objetivo desta pesquisa, classificamos a apropriação que os pesquisadores/as dos 30 trabalhos analisados realizaram em relação ao referencial teórico de Paulo Freire nas referidas teses e dissertações. Concluímos que o legado de Paulo Freire é utilizado em diferentes programas de pós-graduação stricto sensu, seja na Educação ou Educação Física, recebendo diferentes formas de apropriação. Por conta disto, seu referencial se mostrou relevante e atual na efetivação e conclusão dos 30 trabalhos, porém ainda pouco utilizado até 2018 nas pesquisas da área de Educação Física. Encaminhamos, assim, a necessidade de novas pesquisas integrativas ou sistemáticas a partir do ano de 2019, com a intenção de descobrir se houve aumento de trabalhos acadêmicos stricto sensu no campo da Educação Física, utilizando o referencial teórico de Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Cláudio Aparecido de Sousa, Universidade São Judas Tadeu – USJT

Doutor em Educação Fisica, Mestre em educação. Professor de Educação Física da rede pública municipal de Santo André e São Bernardo do Campo.

Referências

BEISIEGEL, C. R. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010.

BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o Educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12612.htm. Acesso em: 15 ago. 2022.

CATANI, A. M.; CATANI, D. B.; PEREIRA, G. R. M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, p. 63-85, maio/ago. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000200006.

DUARTE, L. C.; NEIRA, M. G. Paulo Freire e Educação Física: uma análise a partir de periódicos da área. Pedagogía y Saberes, [s. l.], n. 55, p. 89-103, 2021. https://doi.org/10.17227/pys.num55-12390.

FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. Contribuições do legado freireano para o currículo da Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 531-546, abr./jun. 2014. https://doi.org/10.1590/S0101-32892014000200017.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. Revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GAMBOA, S. S.; GERBASI, L. B. Paulo Freire: impacto e apropriação da sua obra na produção da pós-graduação no Brasil (1987-2010). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 53, p. 305-317, out. 2013. https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640206.

GARZON, A. M. M.; SILVA, K. L.; MARQUES, R. C. Liberating critical pedagogy of Paulo Freire in the scientific production of Nursing 1990-2017. Rev Bras Enferm, Brasília, DF, n. 71 (Suppl 4), p. 1754-1761, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0699.

GOMES, I. S.; CAMINHA, I. O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento. Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 395-411, jan./mar. 2014. https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542.

KOKUBUN, E. Pós-Graduação em Educação Física no Brasil: indicadores objetivos dos desafios e das perspectivas. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 24, n. 2, p. 9-26, jan. 2003.

MAFRA, J. F.; QUERUBIM, V. R. Paulo Freire e a Academia. EccoS, São Paulo, n. 26, p. 19-36, jul./dez. 2011. https://doi.org/10.5585/eccos.n26.3222.

MOREIRA, E. C.; TOJAL, J. B. A. G. A formação em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física: preparação docente versus preparação para pesquisa. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 127-145, out./dez. 2009. https://doi.org/10.22456/1982-8918.3545.

NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. S.; FREIRA, E. S.; MIRANDA, M. L. J. Práticas corporais e Paulo Freire: uma análise sobre a produção do Conhecimento. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 1265-1280, out./dez. 2018. https://doi.org/10.22456/1982-8918.85020.

OLIVEIRA, I. A.; MOTA NETO, J. C.; HAGE, S. A. M. A presença de Paulo Freire nos grupos de pesquisa do CNPQ. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 3, dez. 2011.

PORTO, R. C. C.; LIMA, T. S. O legado de Paulo Freire para a formação permanente: uma leitura crítica das dissertações e teses sobre formação de professores. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 186-210, jan./mar. 2016.

PEREIRA, R. R. Diálogos sobre a Educação Física na educação de jovens e adultos numa perspectiva freireana, 163 f. (TESE) Doutorado em educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. PUCRS. Porto Alegre – Rio

ROMÃO, J. E. Paulo Freire e a Universidade. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 24, p. 89-105, 2013.

ROMÃO, J. E. Paulo Freire e o Neoconservadorismo. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n. 52, p. 1-18, e17099, jan./mar. 2020. https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17099.

SAUL, A. M. Paulo Freire na atualidade: Legado e reinvenção. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 9-34, jan./mar. 2016.

SAUL, A. M.; SAUL, A. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra hegemônico. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 19-35, jul./set. 2016. https://doi.org/10.1590/0104-4060.46865.

SOUSA, C. A. O currículo de Educação Física da rede pública municipal de Santo André (SP): concepções e práticas pedagógicas. 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.

SOUSA, C. A.; MALDONADO, D. T.; NEIRA, M. G. Círculo de cultura e Educação Física: a tematização do funk na escola. Revista Kínesis, Marília, v. 36, n. 1, p. 116-129, jan./abr. 2017. https://doi.org/10.5902/2316546427299.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, jan./mar. 2010. https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134.

ZAIUTH, G.; HAYASHI, M. C. P. I. A apropriação do referencial teórico de Paulo Freire nos estudos sobre educação CTS. Revista Brasileira de ciência, tecnologia e sociedade, São Carlos, v. 2, n. 1, p. 278-292, jan./jun. 2011.

Publicado

2023-01-03

Como Citar

DE SOUSA, Cláudio Aparecido; DOS SANTOS FREIRE, Elisabete; DE JESUS MIRANDA, Maria Luiza. Paulo Freire e a pesquisa Stricto Sensu em Educação Física Escolar: reflexões e possibilidades. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 63, p. e22956, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n63.22956. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22956. Acesso em: 22 jul. 2024.