Análise do impacto da localização e das variáveis exógenas na formação de grupos de inovação

Autores

  • André Marques Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • Lúcia Maria Goés Moutinho UFRPE
  • Romilson Marques Cabral UFRPE
  • Tatiane Costa Torres UFPE
  • Leydiana Souza Pereira UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n2.5198

Palavras-chave:

Arranjos locais de produção. Clusters de inovação. Grau de inovação. Variáveis exógenas.

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se estabelecer uma métrica de similaridade entre o grau de inovação (GI) de grupos de empresas de um mesmo segmento e sua localização geográfica. Dessa forma, reforça-se a importância dos agentes externos no desempenho das empresas localizadas em uma determinada região geográfica, possibilitando-se a adoção de estratégias que reduzam as diferenças regionais a partir de ações que incentivem a inovação. Com base nas métricas definidas no radar de inovação, é obtido o grau geral de inovação de 54 empresas de pequeno porte (EPP) distribuídas em três amostras aleatórias de 18 organizações cada. A partir dessas amostras, foram realizados testes de análise de variância, identificando-se similaridades entre os três grupos. Da análise dos resultados obtidos, identificou-se maior similaridade entre as empresas localizadas em uma mesma cidade. Comprova-se, assim, a validade da métrica apresentada com a indicação das variáveis exógenas e formação de arranjos locais de produção na formação de clusters de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Marques Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

É Professor do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE, possui doutorado em Eng. Elétrica pela UFPE. Suas áreas de pesquisa estão associadas a pesquisa operacional, manutenção, processos decisórios. Trabalhou por vários anos em empresa multinacional em atividades de planejamento e projetos de soluções de telecomunicações

Lúcia Maria Goés Moutinho, UFRPE

É professora da UFRPE participa do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR. Atua em várias áreas de pesquisa tendo destaque para Inovação.

Romilson Marques Cabral, UFRPE

É professor da UFRPE participa do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR. Atua em várias áreas de pesquisa tendo destaque para Inovação.

Tatiane Costa Torres, UFPE

É aluna da graduação do curso de administração da UFPE

Leydiana Souza Pereira, UFPE

É aluna da graduação do curso de administração da UFPE

Downloads

Publicado

17.12.2014

Como Citar

Cavalcanti, A. M., Goés Moutinho, L. M., Marques Cabral, R., Costa Torres, T., & Souza Pereira, L. (2014). Análise do impacto da localização e das variáveis exógenas na formação de grupos de inovação. Exacta, 12(2), 219–228. https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n2.5198

Edição

Seção

Artigos