Interatividade quando Moderada por Esforço Cognitivo Aumenta a Memorização
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2916Palavras-chave:
interatividade, memorização, esforço cognitivo.Resumo
O mundo tecnológico apresenta termos de interação que estão em constante movimento e que, diretamente ou não, exercem considerável influência sobre a mente do homem. O estudo analisou o elo da Interatividade Multi-Dimensional no processo cognitivo e os elementos que mediam essa relação com a memória. O foco foi aprofundar o estudo sobre uma abordagem interativa específica – no caso, a Multi-Dimensional -, trazendo esclarecimentos sobre as variáveis que atuam entre a interatividade e seus efeitos. O trabalho teve por objetivo esclarecer de que forma os relacionamentos epistêmicos compõem a Interatividade e a Memorização. Para tal, foram usadas três variáveis na pesquisa: Interatividade, Esforço Cognitivo e Memória Explícita. A partir da análise e relacionamento entre as variáveis citadas, a compreensão de quais fatores são mais relevantes para atividades interativas foi o resultado obtido.