O efeito hedênico no consumo de café no Brasi

Autores

  • Jonas Fernando Petry UFAM Universidade Federal do Amazonas
  • Gustavo da Rosa Borges Unipampa
  • Leonardo Aureliano-Silva Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3903

Palavras-chave:

Consumo de café, Consumo hedônicos, Evocação Cognitiva, Evocação ambiente físico, Comportamento de consumo

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos moderadores do hedonismo nos fatores determinantes que influenciam na decisão de consumo de café no Brasil.

Método: Foram avaliados 505 consumidores de 25 Estados brasileiros. Ao abrigo da análise multivariada – Regressão Linear Múltipla.

Originalidade/Relevância: As motivações para o consumo de café diferem entre os consumidores. Algumas motivações hedônicas são apresentadas na literatura, e exercem o papel de moderadoras nas relações entre fatores ambientais físicos onde há o consumo de café, e fenômenos cognitivos durante o seu consumo. No entanto, ainda permanecem desconhecidas como as motivações hedônicas podem exercer impacto de moderação nas relações do ambiente físico e evocações cognitivas versus o consumo do café.

Resultados: Os resultados fornecem evidências empíricas de que os fatores motivacionais do ambiente físico e das evocações cognitivas não são suficientes para compreender o consumo de café.  

Contribuições Teóricas/Metodológicas: Este estudo apresenta um avanço na literatura ao estudar o efeito de moderação hedônicas nas relações testadas, revela que o consumo de café não ocorre por questões utilitárias, mas sim pela importância e satisfação, no atendimento de diferentes sentidos multissensoriais como: prazer, excitação, diversão entre outros fenômenos hedônicos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Fernando Petry, UFAM Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2001), mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas ESAG Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC (2005). Pós-graduação em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa UNI Portugal (2003) e doutorado em Administração pela Fundação Regional de Blumenau FURB (2016). É professor Adjunto I da Universidade Federal do Amazonas UFAM no curso de graduação em Administração no campus de Benjamin Constant ? AM. Atuou como professor no curso tecnólogo (Núcleo de Educação Profissional de Santa Catarina NEP - SC), sócio gerente e diretor de empresa no ramo varejista na área agrícola no cinturão verde da grande Florianópolis (1999 2008). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Empresarial e Estratégia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, administração estratégica, negócios internacionais. Tem experiência com ensino atuando como professor de Pós-graduação e graduação.

Gustavo da Rosa Borges, Unipampa

Possui graduação em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (2004), especialização em Marketing pela ESPM (2006), mestrado em Administração pela Unisinos e Doutorado em Administração na FURB. Foi bolsista CAPES e Fez parte do corpo docente da Univates (Lajeado-RS), FISUL (Garibalde), Unibalsas (Balsas-MA), Anhanguera Educacional (Pelotas-RS) e Universidade Federal de Pelotas (Pelotas-RS). Área de atuação: Marketing, Comportamento do Consumidor.

Leonardo Aureliano-Silva, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-Doutor em Marketing - ESPM. Doutor em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2012). Possuo graduação em Administração pela Universidade São Francisco (2002). Atuo como professor doutor no curso de Mestrado Profissional Gestão em Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi. Leciono disciplinas da área do Marketing e também atuo como pesquisador nas temáticas: Gestão em Alimentos e Bebidas, Psicologia do consumidor (processos cognitivos e afetivos), Marcas, Cultura do consumo e Celebridades.

Publicado

01.04.2019

Como Citar

Petry, J. F., Borges, G. da R., & Aureliano-Silva, L. (2019). O efeito hedênico no consumo de café no Brasi. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(2), 77–111. https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3903

Edição

Seção

Artigos