O efeito hedênico no consumo de café no Brasi
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3903Palavras-chave:
Consumo de café, Consumo hedônicos, Evocação Cognitiva, Evocação ambiente físico, Comportamento de consumoResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos moderadores do hedonismo nos fatores determinantes que influenciam na decisão de consumo de café no Brasil.
Método: Foram avaliados 505 consumidores de 25 Estados brasileiros. Ao abrigo da análise multivariada – Regressão Linear Múltipla.
Originalidade/Relevância: As motivações para o consumo de café diferem entre os consumidores. Algumas motivações hedônicas são apresentadas na literatura, e exercem o papel de moderadoras nas relações entre fatores ambientais físicos onde há o consumo de café, e fenômenos cognitivos durante o seu consumo. No entanto, ainda permanecem desconhecidas como as motivações hedônicas podem exercer impacto de moderação nas relações do ambiente físico e evocações cognitivas versus o consumo do café.
Resultados: Os resultados fornecem evidências empíricas de que os fatores motivacionais do ambiente físico e das evocações cognitivas não são suficientes para compreender o consumo de café.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: Este estudo apresenta um avanço na literatura ao estudar o efeito de moderação hedônicas nas relações testadas, revela que o consumo de café não ocorre por questões utilitárias, mas sim pela importância e satisfação, no atendimento de diferentes sentidos multissensoriais como: prazer, excitação, diversão entre outros fenômenos hedônicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Marketing
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.