Subcultura de consumo e formação de gosto: um estudo de caso sobre um brewpub no sul de Minas Gerais (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.24907

Palavras-chave:

subcultura do consumo, gosto, brewpub, cerveja artesanal

Resumo

Objetivo:  Propõe-se investigar como um brewpub sul-mineiro,  influencia na formação e manutenção de gosto de uma subcultura de consumidores de cerveja artesanal.

Método: A coleta de dados conta com a observação não-participante, além da utilização de documentos e entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos nesse contexto.

Originalidade/Relevância: O estudo contribui com discussões sobre o comportamento do consumidor na medida em que se dedica a compreender como uma organização influencia e é influenciada por aspectos da subcultura e da formação de gosto. Considera-se o brewpub, em questão, como um local onde práticas culturais são expressadas.

Resultados: O brewpub fomenta experiências sensoriais “excêntricas” no campo observado, por meio de inúmeros elementos. Observou-se que as preferências, escolhas e desejos desses agentes resgatam estímulos sensoriais e assumem significados e simbolismo comuns. Ademais, os significados compartilhados são também frutos do esforço da organização, em ser um ponto de conexão. As relações estabelecidas e identificadas configuram uma subcultura, a qual influencia diretamente na formação e manutenção do gosto dos consumidores..

Contribuições teóricas/metodológicas: As contribuições evidenciam como o gosto pode ser aprimorado e ressignificado a partir das atividades propostas pelo brewpub e dos elementos que fazem parte deste espaço. Reitera-se as inúmeras possibilidades através de uma metodologia qualitativa, sobretudo ao que tange os aspectos subjetivos dos participantes deste estudo.

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Juliano Silva Cougo, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL). Bacharel em Ciências e Economia pela Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão como Prática Social (NEGEP/UFLA). Desenvolve pesquisas relacionadas às áreas de estudos construcionistas, modelos alternativos de economia e diversidade de organizações

Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) com ênfase de pesquisa em Organizações, Gestão e Sociedade. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Licenciada em Administração Pública pela mesma instituição (2012-2017). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão em Prática Social (NEGEP) e do Núcleo Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade (NEORGS). Atualmente atua como tutora de cursos presenciais, semipresenciais e à distância do Centro Universitário de Lavras (MG), com destaque para Administração e cursos afins

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2000), doutorado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Marketing - Lancaster University (2012). Foi professor visitante em duas instituições estrangeiras: Northern Michigan University (2011) e Lancaster University (2011-2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Lavras, Bolsista de Produtividade PQ-2 do CNPq e um dos líderes do tema "Construção e Dinâmicas de Mercados" na Anpad. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA) de 2016 a 2023, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação Lato Sensu da UFLA (2013-2016), Editor do periódico Organizações Rurais e Agroindustriais (2013-2016) e Coordenador do Centro de Educação a Distância da UFLA (2009-2011). Atua na área de Marketing, com destaque para os seguintes temas: teoria social do gosto, consumo cultural, construção de mercados, consumo e marketing de alimentos

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Publicado

11-04-2025

Como Citar

Cougo, J. S., Araújo, E. T. T. de, & Rezende, D. C. de. (2025). Subcultura de consumo e formação de gosto: um estudo de caso sobre um brewpub no sul de Minas Gerais (MG). ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 24(2), e24907. https://doi.org/10.5585/2025.24907

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