Subcultura de consumo e formação de gosto: um estudo de caso sobre um brewpub no sul de Minas Gerais (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.24907Palavras-chave:
subcultura do consumo, gosto, brewpub, cerveja artesanalResumo
Objetivo: Propõe-se investigar como um brewpub sul-mineiro, influencia na formação e manutenção de gosto de uma subcultura de consumidores de cerveja artesanal.
Método: A coleta de dados conta com a observação não-participante, além da utilização de documentos e entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos nesse contexto.
Originalidade/Relevância: O estudo contribui com discussões sobre o comportamento do consumidor na medida em que se dedica a compreender como uma organização influencia e é influenciada por aspectos da subcultura e da formação de gosto. Considera-se o brewpub, em questão, como um local onde práticas culturais são expressadas.
Resultados: O brewpub fomenta experiências sensoriais “excêntricas” no campo observado, por meio de inúmeros elementos. Observou-se que as preferências, escolhas e desejos desses agentes resgatam estímulos sensoriais e assumem significados e simbolismo comuns. Ademais, os significados compartilhados são também frutos do esforço da organização, em ser um ponto de conexão. As relações estabelecidas e identificadas configuram uma subcultura, a qual influencia diretamente na formação e manutenção do gosto dos consumidores..
Contribuições teóricas/metodológicas: As contribuições evidenciam como o gosto pode ser aprimorado e ressignificado a partir das atividades propostas pelo brewpub e dos elementos que fazem parte deste espaço. Reitera-se as inúmeras possibilidades através de uma metodologia qualitativa, sobretudo ao que tange os aspectos subjetivos dos participantes deste estudo.
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