Subcultura de consumo e formação de gosto: um estudo de caso sobre um brewpub no sul de Minas Gerais (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.24907Keywords:
subcultura do consumo, gosto, brewpub, cerveja artesanalAbstract
Objetivo: Propõe-se investigar como um brewpub sul-mineiro, influencia na formação e manutenção de gosto de uma subcultura de consumidores de cerveja artesanal.
Método: A coleta de dados conta com a observação não-participante, além da utilização de documentos e entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos nesse contexto.
Originalidade/Relevância: O estudo contribui com discussões sobre o comportamento do consumidor na medida em que se dedica a compreender como uma organização influencia e é influenciada por aspectos da subcultura e da formação de gosto. Considera-se o brewpub, em questão, como um local onde práticas culturais são expressadas.
Resultados: O brewpub fomenta experiências sensoriais “excêntricas” no campo observado, por meio de inúmeros elementos. Observou-se que as preferências, escolhas e desejos desses agentes resgatam estímulos sensoriais e assumem significados e simbolismo comuns. Ademais, os significados compartilhados são também frutos do esforço da organização, em ser um ponto de conexão. As relações estabelecidas e identificadas configuram uma subcultura, a qual influencia diretamente na formação e manutenção do gosto dos consumidores..
Contribuições teóricas/metodológicas: As contribuições evidenciam como o gosto pode ser aprimorado e ressignificado a partir das atividades propostas pelo brewpub e dos elementos que fazem parte deste espaço. Reitera-se as inúmeras possibilidades através de uma metodologia qualitativa, sobretudo ao que tange os aspectos subjetivos dos participantes deste estudo.
Downloads
Translations of this article
References
Aquilani, B., Laureti, T., Poponi, S., & Secondi, L. (2015). Beer choice and consumption determinants when craft beers are tasted: An exploratory study of consumer preferences. Food Quality and Preference, 41, 214- 224. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2014.12.005
Arnould, E. J., & Thompson, C. J. (2005). Consumer culture theory (CCT): Twenty years of research. Journal of Consumer Research, 31(4), 868-882. DOI: https://doi.org/10.1086/426626
Arsel, Z., & Bean, J. (2013). Taste regimes and market-mediated practice. Journal of Consumer Research, 39(5), 899-917. DOI: https://doi.org/10.1086/666595
Ashforth, B. E., & Mael, F. (1989). Social Identity Theory and the Organization. The Academy of Management Review, 14(1), 20-39. DOI: https://doi.org/10.2307/258189
Asitimbay, C. F. G., & Parrales, C. A. R. (2019). Plan de negocios para importar e implementar el pub irlandés en la ciudad de Guayaquil. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidad de Guayaquil Facultad de Ciencias Administrativas]. Repositório Universidade de Guayaquil. Disponível em: http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/38737. Acesso em: 23 março de 2022.
Askegaard, S., & Linnet, J. T. (2011). Towards an epistemology of consumer culture theory: Phenomenology and the context of context. Marketing Theory, 11(4), 381-404. DOI: https://doi.org/10.1177/1470593111418796
Baiano, A. (2021). Craft beer: An overview. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 20(2), 1829-1856. DOI: https://doi.org/10.1111/1541-4337.12693
Barboza, R. A., & Silva, R. R. (2013). Subcultura cosplay: a extensão do self em um grupo de consumo. Revista Brasileira de Marketing, 12(2), 180-202. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2355
Barcelos, R. H. (2015). O gosto do consumidor: Reflexão Teórica e conceptualização. Revista Interdisciplinar de Marketing, 5(2), 03-18. DOI: https://doi.org/10.4025/rimar.v5i2.26477
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.
Berlyne, D. E. (1974). Studies in the New Experimental Aesthetics: Steps toward an Objective Psychology of Aesthetic Appreciation. Washington DC: Hemisphere Publishing Corporation.
Bourdieu, P. (1984) Distinction: A Social Critique of the Judgment of Taste. Harvard University Press.
Bourdieu, P. (2002). Escritos e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes
Brewers Association. (2021). Craft brewer defined. Disponível em: http://www.brewersassociation.org/statistics/craft-brewer-defined/. Acesso em: 24 de agosto de 2022.
Campbell, C. (2001). A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rocco.
Campos, R. D., Nascimento, T., & Pinho, V. (2018). Preparando o caminho para a chegada da Consumer Culture Theory. In M. De R. Pinto, G. L. Batinga, Cultura e consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas (pp. 31-58). PUC-Minas.
Carvalho, B. N. (2015). Cerveja artesanal: pesquisa mercadológica e aceitabilidade sensorial. 2015. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Viçosa]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6811. Acesso em: 12 de março de 2021.
Carvalho, N. B., Minim, L. A., Nascimeto, M., Ferreira, G. H. De C., & Minim, V. P. R. (2018). Characterization of the consumer market and motivations for the consumption of craft beer. British Food Journal, 120(2), 378-391. DOI: https://doi.org/10.1108/BFJ-04-2017-0205
Castro, A. L. de O., Rezende, D. C., & Brito, M. J. de. (2021). Rumo a uma pontuação musical integrative: Prática de orquestração e gusto no consume de música. Brazilian Journal of Marketing, 20(4), 393-421. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v20i4.18041
Charters, S. (2006). Wine and Society. Routdledge.
Douglas, M., & Isherwood, B. (2019). O Mundo dos Bens: para uma antropologia do consumo. UFRJ, 2004.
Ferreira, A. C., Pereira, M. M. O., Rezende, D. C., & Vieira, A. S. (2019). Motivações de compra e hábitos de consumo: um estudo com apreciadores de cerveja artesanal. Revista da Micro e Pequena Empresa, 13(1), 12-31. DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v13i1.1296
Ferreira, A. C., Pereira, M. M. O., Rezende, D. C. de, & Vieira, A. S. (2018). Simbolismo e Construção da Identidade por meio do Consumo de Cerveja Artesanal. Revista de Negócios, v. 23(3), 19-35, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p19-35
Filho, J. G. M., Silva, M. E., & Castelo, J. S. F. (2020). The identity constitution of the craft beer consumer in the city of Fortaleza (Brazil). BBR – Brazilian Business Review, 17(4), 381-398. DOI: https://doi.org/10.15728/bbr.2020
Garavaglia, C., & Swinnen, J. (2017). The craft beer revolution: An international perspective. Choices, 32(3), 1-8. DOI: 10.22004/ag.econ.261900
Gewehr, B., & Zaneti, T. B. (2019). Capital Cervejeiro: A comunicação na disseminação da cerveja artesanal. Esferas, (15), 67-77. DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10531
Goia, M. R., & Chaves, R. L. P. (2016). Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura. Revista ADM.MADE, 20(2), 56-71. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/2237-51392016v20n2p056071
Gómez-Corona, C., Lelievre-Desmas, M., Buendía, H. B. E., Chollet, S., & Valentin, D. (2016). Craft beer representation amongst men in two different cultures. Food Quality and Preference, 53, 19-28. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.foodqual.2016.05.010
Gowricharn, R. (2019). Practices in taste maintenance. The case of Indian diáspora markets. Journal of Consumer Culture, 19(3), 398-416. DOI: https://doi.org/10.1177/1469540517717784
Hall, S. (2005). A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. DP&A.
Hirschman, E. C., & Holbrook, M. B. (1982). Hedonic consumption: Emerging concepts, methods and propositions. Journal of Marketing, 46(3), 92–101. DOI: https://doi.org/10.2307/1251707
Holbrook, M. B. (1981). Integrating compositional and decompositional analyses to represent the intervening role of perceptions in evaluative judgments. Journal of Marketing Research, 18(1), 13–28. DOI: https://doi.org/10.2307/3151310
Holbrook, M. B. (2005). The role of ordinary evaluations in the market for popular culture: Do consumers have “good taste”?. Marketing Letters, 16(2), 75–86. DOI: https://doi.org/10.1007/s11002005-2774-6
Holbrook, M. B., & Hirschman, E. C. (1982). The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, 9(2), 132-140. DOI: https://doi.org/10.1086/208906
Holt, D. B. (1998). Does cultural capital structure American consumption?. Journal of Consumer Research, 25(1), 1-25, 1998. DOI: https://doi.org/10.1086/209523
Hoyer, W. D., & Stokburger-Sauer, N. E. (2012). The role of aesthetic taste in consumer behavior. Journal of the Academy of Marketing Science, 40(1), 167-180. DOI: https://doi.org/10.1007/s11747-011-0269-y
Koch, E. S., & Sauerbronn, J. F. R. (2018). To love beer above all things”: An analysis of Brazilian craft beer subculture of consumption. Journal of Food Products Marketing, 25(2), 1-25. DOI: https://doi.org/10.1080/10454446.2018.1431577
Larsen, G., & Patterson, M. (2018). Consumer identity projects. In O. Kravets, P. Maclaran, S. Miles, A. Venkatesh, A. (Eds). Handbook of Consumer Culture (pp. 194-213). Sage.
Leder, H., Belke, B., Oeberst, A., & Augustin, D. (2004). A model of aesthetic appreciation and aesthetic judgments. British Journal of Psychology, 95(4), 489-508. DOI: https://doi.org/10.1348/0007126042369811
Limberger, S. C., & Tulla, A. (2017). A emergência de microcervejarias diante da oligopolização do setor cervejeiro. Finisterra, 52(105), 93-110. DOI: https://doi.org/10.18055/Finis10404
Mccracken, G. (2003). Cultura & Consumo. Mauad.
Maciel, A. F., Wallendorf, M. (2017). Taste engineering: An extended consumer model of cultural competence constitution. Journal of Consumer Research, 43(5), 726- 746. DOI: https://doi.org/10.1093/jcr/ucw054
Mac Leod, R. E., Cardoso, D. C., Martins, J. L. A., Chagas, P. G., & Pinheiro, C. R. (2020). Viabilidade econômica de instalação de microcervejaria em Belo Horizonte-MG com base no perfil de consumo de cervejas artesanais no Brasil. Research, Society and Development, 9(8), 1-29. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5457
McCracken, G. (1986). Culture and consumption: A theoretical account of the structure and movement of the cultural meaning of consumer goods. Journal of Consumer Research, 13(1), 71-84.
Ministério da Agricultura e Pecuária. (2024). Anuário da Cerveja. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/anuarios-de-produtos-de-origem-vegetal-pasta/anuario-da-cerveja-2024-ano-referencia-2023/view. Acesso em: 20 de agosto de 2024.
Mowen, J C., & Minor, M. S. (2003). Comportamento do consumidor. Prentice Hall.
Ponte, L. F., & Campos, R. D. (2018). Taste Transformation in the Context of Social Mobility. BAR-Brazilian Administration Review, 15(2), 1-18. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-7692bar2018170100
Ponte, L. F., & Suarez, M. C. (2017). A transformação do Gosto: Um framework para análise das mudanças de padrões de consumo da nova classe média. In Encontro da ANPAD, ENANPAD, October 01-04, 2017, São Paulo. (pp. 1-14). ANPAD.
Quintão, R. T., Brito, E. P. Z., & Belk, R. W. (2017). The taste transformation ritual in the specialty coffee market. Revista de Administração de Empresas, 57(5), 483-494. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020170506
Ramalho, R., & Ayrosa, E. A. T. (2009). Subcultura Tuning: a identidade estendida na
personalização de automóveis. Revista de Ciências da Administração, 11(24), 169-194, 2009.
Ramos, G. C. B., & Pandolfi, M. A. C. (2019). A evolução do mercado de cervejas artesanais no Brasil. Revista Interface Tecnológica, 16(1), 480-488. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/591/375. Acesso em: 02 de setembro de 2022.
Rojak, D., & Cole, L. B. (2016). Place attachment and the historic brewpub: A case study in Greensboro, North Carolina. Journal of Interior Design, 41(1), 33-50. DOI: https://doi.org/10.1111/joid.1206
Segabinazzi, R. C. (2015). Subculturas e cultura de consumo: diferenciações e uma agenda de pesquisa para o Brasil. International Journal of Business and Marketing, 1(1), 53–60. Disponível em: https://www.ijbmkt.org/ijbmkt/article/view/6/Subculturas%20e%20cultura%20de%20consumo. Acesso em: 03 de setembro de 2022.
Serviço De Apoio Às Micro E Pequenas Empresas – SEBRAE. (2021). Microcervejarias. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-microcervejaria,8f387a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD#download-ideia-download-ideia. Acesso em: 03 de setembro de 2022.
Schouten, J. W., & Mcalexander, J. H. (1995). Subcultures of consumption: An ethnography of the new bikers. Journal of Consumer Research, 22(1), 43-61. DOI: https://doi.org/10.1086/209434
Silva, A. F., & Frizon, J. A. (2021). Atributos relevantes para universitários do sudoeste do Paraná na escolha, compra e consumo de cerveja artesanal. Caderno Profissional de Marketing, 9(1), 150-169.
Silva, H. A.; Leite, M. A.; De Paula, A. R. V. (2016). Cerveja e sociedade. Contextos da Alimentação–Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade, São Paulo: Centro Universitário Senac, 4(2), 85-91. Disponível em: http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistacontextos/wp-content/uploads/2016/03/73_CA_artigo_revisado.pdf. Acesso em: 05 de setembro de 2022.
Skandalis, A., Banister, A., & Byron J. (2016). Toward a Spatial Theory of Taste Formation. Advances in Consumer Research, 43, 404-408.
Solomon, M. R. (2004). Consumer behavior: buying having and being. New Jersey: Prentice Hall.
Throsby, D. (2001). Economics and Culture. Cambridge University Press.
Woodward, I., & Emmison, M. (2001). From aesthetic principles to collective sentiments: The logics of everyday judgments of taste. Poetics, 29(6), 295-316. DOI: https://doi.org/10.1016/S0304-422X(00)00035-8.
Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Juliano Silva Cougo, Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo, Daniel Carvalho de Rezende

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Abstract 131
- PDF (Português (Brasil)) 121