Subcultura de consumo e formação de gosto: um estudo de caso sobre um brewpub no sul de Minas Gerais (MG)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.24907

Keywords:

subcultura do consumo, gosto, brewpub, cerveja artesanal

Abstract

Objetivo:  Propõe-se investigar como um brewpub sul-mineiro,  influencia na formação e manutenção de gosto de uma subcultura de consumidores de cerveja artesanal.

Método: A coleta de dados conta com a observação não-participante, além da utilização de documentos e entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos nesse contexto.

Originalidade/Relevância: O estudo contribui com discussões sobre o comportamento do consumidor na medida em que se dedica a compreender como uma organização influencia e é influenciada por aspectos da subcultura e da formação de gosto. Considera-se o brewpub, em questão, como um local onde práticas culturais são expressadas.

Resultados: O brewpub fomenta experiências sensoriais “excêntricas” no campo observado, por meio de inúmeros elementos. Observou-se que as preferências, escolhas e desejos desses agentes resgatam estímulos sensoriais e assumem significados e simbolismo comuns. Ademais, os significados compartilhados são também frutos do esforço da organização, em ser um ponto de conexão. As relações estabelecidas e identificadas configuram uma subcultura, a qual influencia diretamente na formação e manutenção do gosto dos consumidores..

Contribuições teóricas/metodológicas: As contribuições evidenciam como o gosto pode ser aprimorado e ressignificado a partir das atividades propostas pelo brewpub e dos elementos que fazem parte deste espaço. Reitera-se as inúmeras possibilidades através de uma metodologia qualitativa, sobretudo ao que tange os aspectos subjetivos dos participantes deste estudo.

Downloads

Translations of this article

Author Biographies

Juliano Silva Cougo, Federal University of Lavras

PhD student in Business Administration at the Federal University of Lavras-MG (UFLA). Master in Business Administration from the Federal University of Lavras-MG (UFLA). Bachelor in Public Administration from the Federal University of Alfenas-MG (UNIFAL). Bachelor of Science and Economics from the Federal University of Alfenas-MG (UNIFAL). Member of the Center for Studies and Research in Management as Social Practice (NEGEP/UFLA). Develops research related to the areas of constructionist studies, alternative models of economy and diversity of organizations

Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo, Federal University of Lavras

Doctoral student of the Graduate Program in Administration at the Federal University of Lavras (PPGA/UFLA) with emphasis on research in Organizations, Management and Society. Master in Business Administration by the Graduate Program in Business Administration at the Federal University of Lavras (PPGA/UFLA). Degree in Public Administration from the same institution (2012-2017). She is a member of the Center for Studies and Research in Management in Social Practice (NEGEP) and the Center for Studies in Organizations, Management and Society (NEORGS). She currently works as a tutor for face-to-face, blended and distance courses at the University Center of Lavras (MG), with emphasis on Administration and related courses

Daniel Carvalho de Rezende, Federal University of Lavras

He holds a degree in Production Engineering from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (1997), a Master's in Administration from the Federal University of Lavras (2000), a PhD in Development, Agriculture and Society from the Federal Rural University of Rio de Janeiro (2004) and a postgraduate degree in -PhD in Marketing - Lancaster University (2012). He has been a visiting professor at two foreign institutions: Northern Michigan University (2011) and Lancaster University (2011-2012). He is currently Full Professor at the Federal University of Lavras, CNPq Productivity Scholarship PQ-2 and one of the leaders of the theme "Construction and Dynamics of Markets" at Anpad. He was Coordinator of the Graduate Program in Administration (PPGA/UFLA) from 2016 to 2023, Deputy Dean of Lato Sensu Graduate Studies at UFLA (2013-2016), Editor of the journal Rural and Agroindustry Organizations (2013-2016) and Coordinator of the Center for Distance Learning at UFLA (2009-2011). He works in the area of Marketing, with emphasis on the following topics: social theory of taste, cultural consumption, building markets, consumption and food marketing

References

Aquilani, B., Laureti, T., Poponi, S., & Secondi, L. (2015). Beer choice and consumption determinants when craft beers are tasted: An exploratory study of consumer preferences. Food Quality and Preference, 41, 214- 224. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2014.12.005

Arnould, E. J., & Thompson, C. J. (2005). Consumer culture theory (CCT): Twenty years of research. Journal of Consumer Research, 31(4), 868-882. DOI: https://doi.org/10.1086/426626

Arsel, Z., & Bean, J. (2013). Taste regimes and market-mediated practice. Journal of Consumer Research, 39(5), 899-917. DOI: https://doi.org/10.1086/666595

Ashforth, B. E., & Mael, F. (1989). Social Identity Theory and the Organization. The Academy of Management Review, 14(1), 20-39. DOI: https://doi.org/10.2307/258189

Asitimbay, C. F. G., & Parrales, C. A. R. (2019). Plan de negocios para importar e implementar el pub irlandés en la ciudad de Guayaquil. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidad de Guayaquil Facultad de Ciencias Administrativas]. Repositório Universidade de Guayaquil. Disponível em: http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/38737. Acesso em: 23 março de 2022.

Askegaard, S., & Linnet, J. T. (2011). Towards an epistemology of consumer culture theory: Phenomenology and the context of context. Marketing Theory, 11(4), 381-404. DOI: https://doi.org/10.1177/1470593111418796

Baiano, A. (2021). Craft beer: An overview. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 20(2), 1829-1856. DOI: https://doi.org/10.1111/1541-4337.12693

Barboza, R. A., & Silva, R. R. (2013). Subcultura cosplay: a extensão do self em um grupo de consumo. Revista Brasileira de Marketing, 12(2), 180-202. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2355

Barcelos, R. H. (2015). O gosto do consumidor: Reflexão Teórica e conceptualização. Revista Interdisciplinar de Marketing, 5(2), 03-18. DOI: https://doi.org/10.4025/rimar.v5i2.26477

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Berlyne, D. E. (1974). Studies in the New Experimental Aesthetics: Steps toward an Objective Psychology of Aesthetic Appreciation. Washington DC: Hemisphere Publishing Corporation.

Bourdieu, P. (1984) Distinction: A Social Critique of the Judgment of Taste. Harvard University Press.

Bourdieu, P. (2002). Escritos e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes

Brewers Association. (2021). Craft brewer defined. Disponível em: http://www.brewersassociation.org/statistics/craft-brewer-defined/. Acesso em: 24 de agosto de 2022.

Campbell, C. (2001). A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rocco.

Campos, R. D., Nascimento, T., & Pinho, V. (2018). Preparando o caminho para a chegada da Consumer Culture Theory. In M. De R. Pinto, G. L. Batinga, Cultura e consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas (pp. 31-58). PUC-Minas.

Carvalho, B. N. (2015). Cerveja artesanal: pesquisa mercadológica e aceitabilidade sensorial. 2015. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Viçosa]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6811. Acesso em: 12 de março de 2021.

Carvalho, N. B., Minim, L. A., Nascimeto, M., Ferreira, G. H. De C., & Minim, V. P. R. (2018). Characterization of the consumer market and motivations for the consumption of craft beer. British Food Journal, 120(2), 378-391. DOI: https://doi.org/10.1108/BFJ-04-2017-0205

Castro, A. L. de O., Rezende, D. C., & Brito, M. J. de. (2021). Rumo a uma pontuação musical integrative: Prática de orquestração e gusto no consume de música. Brazilian Journal of Marketing, 20(4), 393-421. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v20i4.18041

Charters, S. (2006). Wine and Society. Routdledge.

Douglas, M., & Isherwood, B. (2019). O Mundo dos Bens: para uma antropologia do consumo. UFRJ, 2004.

Ferreira, A. C., Pereira, M. M. O., Rezende, D. C., & Vieira, A. S. (2019). Motivações de compra e hábitos de consumo: um estudo com apreciadores de cerveja artesanal. Revista da Micro e Pequena Empresa, 13(1), 12-31. DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v13i1.1296

Ferreira, A. C., Pereira, M. M. O., Rezende, D. C. de, & Vieira, A. S. (2018). Simbolismo e Construção da Identidade por meio do Consumo de Cerveja Artesanal. Revista de Negócios, v. 23(3), 19-35, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p19-35

Filho, J. G. M., Silva, M. E., & Castelo, J. S. F. (2020). The identity constitution of the craft beer consumer in the city of Fortaleza (Brazil). BBR – Brazilian Business Review, 17(4), 381-398. DOI: https://doi.org/10.15728/bbr.2020

Garavaglia, C., & Swinnen, J. (2017). The craft beer revolution: An international perspective. Choices, 32(3), 1-8. DOI: 10.22004/ag.econ.261900

Gewehr, B., & Zaneti, T. B. (2019). Capital Cervejeiro: A comunicação na disseminação da cerveja artesanal. Esferas, (15), 67-77. DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10531

Goia, M. R., & Chaves, R. L. P. (2016). Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura. Revista ADM.MADE, 20(2), 56-71. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/2237-51392016v20n2p056071

Gómez-Corona, C., Lelievre-Desmas, M., Buendía, H. B. E., Chollet, S., & Valentin, D. (2016). Craft beer representation amongst men in two different cultures. Food Quality and Preference, 53, 19-28. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.foodqual.2016.05.010

Gowricharn, R. (2019). Practices in taste maintenance. The case of Indian diáspora markets. Journal of Consumer Culture, 19(3), 398-416. DOI: https://doi.org/10.1177/1469540517717784

Hall, S. (2005). A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. DP&A.

Hirschman, E. C., & Holbrook, M. B. (1982). Hedonic consumption: Emerging concepts, methods and propositions. Journal of Marketing, 46(3), 92–101. DOI: https://doi.org/10.2307/1251707

Holbrook, M. B. (1981). Integrating compositional and decompositional analyses to represent the intervening role of perceptions in evaluative judgments. Journal of Marketing Research, 18(1), 13–28. DOI: https://doi.org/10.2307/3151310

Holbrook, M. B. (2005). The role of ordinary evaluations in the market for popular culture: Do consumers have “good taste”?. Marketing Letters, 16(2), 75–86. DOI: https://doi.org/10.1007/s11002005-2774-6

Holbrook, M. B., & Hirschman, E. C. (1982). The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, 9(2), 132-140. DOI: https://doi.org/10.1086/208906

Holt, D. B. (1998). Does cultural capital structure American consumption?. Journal of Consumer Research, 25(1), 1-25, 1998. DOI: https://doi.org/10.1086/209523

Hoyer, W. D., & Stokburger-Sauer, N. E. (2012). The role of aesthetic taste in consumer behavior. Journal of the Academy of Marketing Science, 40(1), 167-180. DOI: https://doi.org/10.1007/s11747-011-0269-y

Koch, E. S., & Sauerbronn, J. F. R. (2018). To love beer above all things”: An analysis of Brazilian craft beer subculture of consumption. Journal of Food Products Marketing, 25(2), 1-25. DOI: https://doi.org/10.1080/10454446.2018.1431577

Larsen, G., & Patterson, M. (2018). Consumer identity projects. In O. Kravets, P. Maclaran, S. Miles, A. Venkatesh, A. (Eds). Handbook of Consumer Culture (pp. 194-213). Sage.

Leder, H., Belke, B., Oeberst, A., & Augustin, D. (2004). A model of aesthetic appreciation and aesthetic judgments. British Journal of Psychology, 95(4), 489-508. DOI: https://doi.org/10.1348/0007126042369811

Limberger, S. C., & Tulla, A. (2017). A emergência de microcervejarias diante da oligopolização do setor cervejeiro. Finisterra, 52(105), 93-110. DOI: https://doi.org/10.18055/Finis10404

Mccracken, G. (2003). Cultura & Consumo. Mauad.

Maciel, A. F., Wallendorf, M. (2017). Taste engineering: An extended consumer model of cultural competence constitution. Journal of Consumer Research, 43(5), 726- 746. DOI: https://doi.org/10.1093/jcr/ucw054

Mac Leod, R. E., Cardoso, D. C., Martins, J. L. A., Chagas, P. G., & Pinheiro, C. R. (2020). Viabilidade econômica de instalação de microcervejaria em Belo Horizonte-MG com base no perfil de consumo de cervejas artesanais no Brasil. Research, Society and Development, 9(8), 1-29. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5457

McCracken, G. (1986). Culture and consumption: A theoretical account of the structure and movement of the cultural meaning of consumer goods. Journal of Consumer Research, 13(1), 71-84.

Ministério da Agricultura e Pecuária. (2024). Anuário da Cerveja. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/anuarios-de-produtos-de-origem-vegetal-pasta/anuario-da-cerveja-2024-ano-referencia-2023/view. Acesso em: 20 de agosto de 2024.

Mowen, J C., & Minor, M. S. (2003). Comportamento do consumidor. Prentice Hall.

Ponte, L. F., & Campos, R. D. (2018). Taste Transformation in the Context of Social Mobility. BAR-Brazilian Administration Review, 15(2), 1-18. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-7692bar2018170100

Ponte, L. F., & Suarez, M. C. (2017). A transformação do Gosto: Um framework para análise das mudanças de padrões de consumo da nova classe média. In Encontro da ANPAD, ENANPAD, October 01-04, 2017, São Paulo. (pp. 1-14). ANPAD.

Quintão, R. T., Brito, E. P. Z., & Belk, R. W. (2017). The taste transformation ritual in the specialty coffee market. Revista de Administração de Empresas, 57(5), 483-494. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020170506

Ramalho, R., & Ayrosa, E. A. T. (2009). Subcultura Tuning: a identidade estendida na

personalização de automóveis. Revista de Ciências da Administração, 11(24), 169-194, 2009.

Ramos, G. C. B., & Pandolfi, M. A. C. (2019). A evolução do mercado de cervejas artesanais no Brasil. Revista Interface Tecnológica, 16(1), 480-488. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/591/375. Acesso em: 02 de setembro de 2022.

Rojak, D., & Cole, L. B. (2016). Place attachment and the historic brewpub: A case study in Greensboro, North Carolina. Journal of Interior Design, 41(1), 33-50. DOI: https://doi.org/10.1111/joid.1206

Segabinazzi, R. C. (2015). Subculturas e cultura de consumo: diferenciações e uma agenda de pesquisa para o Brasil. International Journal of Business and Marketing, 1(1), 53–60. Disponível em: https://www.ijbmkt.org/ijbmkt/article/view/6/Subculturas%20e%20cultura%20de%20consumo. Acesso em: 03 de setembro de 2022.

Serviço De Apoio Às Micro E Pequenas Empresas – SEBRAE. (2021). Microcervejarias. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-microcervejaria,8f387a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD#download-ideia-download-ideia. Acesso em: 03 de setembro de 2022.

Schouten, J. W., & Mcalexander, J. H. (1995). Subcultures of consumption: An ethnography of the new bikers. Journal of Consumer Research, 22(1), 43-61. DOI: https://doi.org/10.1086/209434

Silva, A. F., & Frizon, J. A. (2021). Atributos relevantes para universitários do sudoeste do Paraná na escolha, compra e consumo de cerveja artesanal. Caderno Profissional de Marketing, 9(1), 150-169.

Silva, H. A.; Leite, M. A.; De Paula, A. R. V. (2016). Cerveja e sociedade. Contextos da Alimentação–Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade, São Paulo: Centro Universitário Senac, 4(2), 85-91. Disponível em: http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistacontextos/wp-content/uploads/2016/03/73_CA_artigo_revisado.pdf. Acesso em: 05 de setembro de 2022.

Skandalis, A., Banister, A., & Byron J. (2016). Toward a Spatial Theory of Taste Formation. Advances in Consumer Research, 43, 404-408.

Solomon, M. R. (2004). Consumer behavior: buying having and being. New Jersey: Prentice Hall.

Throsby, D. (2001). Economics and Culture. Cambridge University Press.

Woodward, I., & Emmison, M. (2001). From aesthetic principles to collective sentiments: The logics of everyday judgments of taste. Poetics, 29(6), 295-316. DOI: https://doi.org/10.1016/S0304-422X(00)00035-8.

Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2025-04-11

How to Cite

Cougo, J. S., Araújo, E. T. T. de, & Rezende, D. C. de. (2025). Subcultura de consumo e formação de gosto: um estudo de caso sobre um brewpub no sul de Minas Gerais (MG). ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 24(2), e24907. https://doi.org/10.5585/2025.24907
Views
  • Abstract 131
  • PDF (Português (Brasil)) 121