A Imagem Corporal Masculina Padronizada e sua Influência sobre os Valores Alimentares, as Atitudes e o Comportamento Alimentar em Universitários

Autores

  • Pâmela de Souza Dias
  • Américo Pierangeli Costa UnB
  • Higor Vinícius Rodrigues Spineli Silva UFAL
  • Emeline de Abreu Pereira Pinto UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.2763

Palavras-chave:

imagem corporal, alimentos saudáveis, consumo alimentar

Resumo

A imagem corporal corresponde à maneira como o indivíduo enxerga o seu corpo. Os padrões de beleza corporal são estabelecidos a partir de referências ilusórias nas quais poucos se enquadram. As grandes transformações dos últimos anos em mercados como o alimentício e o fitness evidenciam o desenvolvimento de novos hábitos focados para a preocupação com a saúde e estética. Este estudo busca avaliar a correlação da imagem corporal com os valores, atitudes e comportamento alimentar em universitários do gênero masculino. Utilizou-se uma escala de silhuetas adaptada do modelo de Stunkard, Sorenson e Schlusinger (1983 as cited in Kety, Rowland, Sidman & Matthysse, 1983), e Lima, Orlando, Teixeira, Castro e Damasceno (2008), para avaliar a imagem corporal. Para avaliar a atitude no consumo dos alimentos saudáveis utilizou-se o modelo desenvolvido por Missagia (2012). Os questionários foram aplicados por um software específico para websurveys, o qual se desenvolveu em questões estruturadas, elaboradas em blocos de perguntas, de acordo com as categorias de aspectos a serem analisados. As correlações entre a imagem corporal percebida, desejada e a discrepância entre elas, são apresentadas nos resultados, os quais demonstram que estar satisfeito com a imagem corporal, não necessariamente acarreta hábitos alimentares saudáveis.

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Biografia do Autor

Pâmela de Souza Dias

Graduada em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Trabalhou em parceria com o departamento de Administração e Economia DAE/UFLA  nos 2 ultimos anos de graduação, possuindo trabalhos publicados na área.

Américo Pierangeli Costa, UnB

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - UnB. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA - Área de Concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA - Área de Concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Especialista em Musculação e Personal Trainer pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho. Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Faculdade Presbiteriana Gammon (2001). Atua nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor, Gestão e Marketing Esportivo. Participa como pesquisador nos grupos: GESPORTE - Gestão e Marketing da Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer (UnB) e GECOM - Grupo de Pesquisa em Marketing e Comportamento do Consumidor (UFLA).

Higor Vinícius Rodrigues Spineli Silva, UFAL

Graduado em educação física e esportes pela Universidade Federal de Lavras - UFLA - MG. Experiência com academias e treinamento físico em geral, administração, organização de eventos, recreação. Atualmente é professor/treinador de esportes do Projeto Fábrica Coletiva de Talentos em parceria com a Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal na cidade de Maceió-AL, ministrando treinamento de handebol, basquetebol, voleibol e atletismo. Pós-graduando do programa de Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência da Universidade Federal de Juiz de Fora

Emeline de Abreu Pereira Pinto, UFLA

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva (2009). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda. Pós graduada em Gestão do Entretenimento pela ESPM/RJ. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor GECOM/UFLA.

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Publicado

30.03.2016

Como Citar

Dias, P. de S., Costa, A. P., Silva, H. V. R. S., & Pinto, E. de A. P. (2016). A Imagem Corporal Masculina Padronizada e sua Influência sobre os Valores Alimentares, as Atitudes e o Comportamento Alimentar em Universitários. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(1), 99–112. https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.2763

Edição

Seção

Artigos