Vol. 12 Núm. 2 (2013): Abril - Junho
Editorial BJM/ReMARK vol. 12, n. 2, 2013
Caros leitores,
É com grande satisfação que apresentamos o segundo volume da Revista Brasileira de Marketing de 2013. Vale lembrar que, conforme sinalizado já no final de 2012, temos como meta a publicação de mais dois volumes ainda este ano e, devido ao grande número de submissões que temos recebido, este objetivo certamente será cumprido.
A grande dificuldade ainda reside na captação e seleção de avaliadores em condições de desenvolver pareceres que enriqueçam o desenvolvimento das submissões, promovendo diálogos frutíferos com os pesquisadores-autores, mesmo quando o artigo acaba não sendo aceito para publicação na ReMARK. Essa dificuldade, vale ressaltar, é tanto numérica, pois precisamos aumentar, e muito, o número de avaliadores, quanto técnica, ou seja, esse aumento precisa, necessariamente, ser acompanhado de alta qualidade e capacidade técnica para o processo de avaliação.
Nesse sentido, conclamamos a comunidade de pesquisadores de Marketing para que, além de submeterem seus trabalhos à ReMARK, inscrevam-se como pareceristas. Solicitamos, ainda, que estendam o convite a suas redes de pesquisadores e parceiros, na crença de que o resultado não pode ser outro, além do benefício conjunto do Marketing, no âmbito da Administração e das Ciências Sociais Aplicadas.
Conforme já havíamos feito no volume anterior, foram aprovados 10 artigos, que versam acerca das mais variadas temáticas e métodos na seara do Marketing. E, para abrir este número, apresentamos o artigo “I Saw it in the Movies, but Does it Matter? Product Placement in a Cross Cultural Study Between Brazil and the USA”, dos pesquisadores Ricardo Boeing, André Torres Urdan e James William Gentry. O segundo artigo, desenvolvido pelos pesquisadores Marcos Gonçalves Ávila e Paula Fogacci de Farias, é intitulado “A Heurística de Afeto e o Conceito de ‘Avaliabilidade’: Experimentos no Contexto Brasileiro”.
O terceiro artigo deste volume apresenta uma discussão bastante relevante para melhor entender como o Marketing é visto por colegas pesquisadores de outras áreas, trabalho este desenvolvido por Cleo Schmitt Silveira, Priscila Silva Esteves e Carlos Alberto Vargas Rossi, intitulado “O que os Outros Pensam Sobre Marketing? A Contribuição da Disciplina para as Ciências Sociais”. Estendendo o estudo para o campo gerencial do Marketing, temos o artigo “Avaliação do Nível de Conhecimento e da Utilização do Planejamento de Marketing pelos Profissionais da Área”, desenvolvido por Graziela Oste Graziano, Paulo Bareli, Valéria Rueda Elias Spers e Yeda Cirera Oswaldo.
Versando sobre Gestão de Marketing e elementos do Mix de Marketing, três artigos merecem destaque para este número: “A Influência da Promoção de Vendas na Captação de Clientes: um Estudo na Hotelaria Catarinense”, de Tiago Savi Mondo e Jane Iara Pereira da Costa; “Mensuração do Mix de Marketing de Serviços, da Satisfação e da Lealdade em Clientes de um Banco de Varejo”, de Bruno Brito Pereira de Souza, Marlusa Mendonça Gosling e Carlos Alberto Gonçalves; e “Segmentação de Consumidores de Serviços Bancários: um Estudo Exploratório”, de Regiane Bueno e Ana Akemi Ikeda.
Fechando este número, destacamos três artigos que abordam perspectivas psicossociais do consumo a partir do gênero e das subculturas. São eles: “Diferencias de Género en la Motivación y en las Formas de Disposición de Productos aún Utilizables y Dejados de Usar, en un Entorno Colectivista de Alta Masculinidad”, de Jorge Aníbal Cruz Cárdenas; “Subcultura Cosplay: a Extensão do Self em um Grupo de Consumo”, de Renata Andreoni Barboza; e “Salto Alto: um Estudo sobre Personalidade e Consciência de Moda”, das pesquisadoras Suzane Strehlau, Ana Cláudia Espírito Santo e Laura Welter.
Boa leitura a todos!
Otávio Freire - Editor Científico