Os Antecedentes do Consumo de Produtos Culturais por Consumidores de Baixa Renda

Autores

  • Alexandre Rabêlo Neto Unifor
  • Márcio de Oliveira Mota Unifor
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes Unifor
  • Áurio Lúcio Leocádio da Silva Unilab

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2320

Palavras-chave:

Marketing, Consumo cultural, Consumidor de baixa renda

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as relações entre as variáveis influenciadoras e o consumo de produtos culturais por consumidores de baixa renda, considerando o modelo adaptado de Leocádio (2008). Nesse contexto, buscou-se identificar as variáveis que explicam o consumo de produtos culturais; identificar os perfis de consumidores de acordo com os antecedentes de consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o nível de vivências em manifestações artísticas e o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o perfil da renda do consumidor e o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o perfil de capital cultural do consumidor e o consumo de produtos culturais; verificar as relações entre os antecedentes, conforme o modelo adaptado de Leocádio (2008) que influenciam o consumo de produtos culturais. Apresentou-se um modelo que integra os antecedentes de consumo cultural. Utilizou-se o Survey como método, aplicado a 556 respondentes, em 31 bairros da cidade de Fortaleza, consumidores de produtos culturais de baixa renda. Foram utilizadas técnicas de análise de dados multivariadas por meio de análise fatorial, além da modelagem de equações estruturais utilizando-se o software Smartpls 2.0. Os antecedentes que apresentaram relação com o consumo foram: capital cultural, preferência e a influência dos grupos de referência. O modelo estrutural analisado demonstrou que inovatividade, acesso aos instrumentos de consumo e vivências em manifestações artísticas influenciam a preferência e não tem relação com o consumo de produtos culturais.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i1.2320

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Biografia do Autor

Alexandre Rabêlo Neto, Unifor

Doutorando em Adiministração de empresas pela UNIFOR- CE, Mestre em Administração de empresas UNIFOR-CE, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT); Docente do Ensino Superior nas áreas de Estratégia Empresarial, Gestão de Pessoas, Organização, Sistemas e Métodos, Técnicas de Negociação, Gestão da Qualidade.

Márcio de Oliveira Mota, Unifor

Doutor em administração/PPGA pela Universidade de Fortaleza-Unifor. Possui dois mestrados (profissional e acadêmico) em Administração pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Possui graduação em Administração de Empresas, especialização em Marketing e especialização em Tecnologia em Internet pela Advanced School of Internet Technology da UFRJ. Foi membro do Grupo de Pesquisa (UECE/CNPq) em Gestão e Estudos Organizacionais com ênfase em Práticas de Marketing em Pesquenas Empresas. Possui artigos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. Foi editor-chefe de revista científica e é revisor de diversos periódicos e revistas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Métodos Quantitativos Aplicados, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa mercadológica, comportamento do consumidor, marketing de relacionamento, marketing de serviços, marketing verde (sustentável), tecnologia da informação (Sistema de Informação em Marketing), lealdade e retenção de clientes, planejamento de marketing, marketing interno, estatística e métodos quantitativos aplicados à administração.

Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes, Unifor

Danielle Arruda é Doutora em Administração de Empresas pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1992 ), com Mestrado Acadêmico ( DEA ) em Administração pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1987 ), Mestrado Profissionalizante ( DESS ) em Marketing pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice França ( 1986 ) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB ( 1985 ). É Professora Titular da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, onde atua na área de Administração com ênfase em Mercadologia.

Áurio Lúcio Leocádio da Silva, Unilab

Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (1991), mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2001), doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2008). Professor Adjunto da UNILAB, Tem 20 anos de experiência profissional e 10 anos de experiência acadêmica na área de Administração, com ênfase em Administração Mercadológica, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, consumo e patrocinio.

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Publicado

14.04.2014

Como Citar

Neto, A. R., Mota, M. de O., Arruda Gomes, D. M. de O., & Leocádio da Silva, Áurio L. (2014). Os Antecedentes do Consumo de Produtos Culturais por Consumidores de Baixa Renda. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(1), 75–92. https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2320

Edição

Seção

Artigos