Marca lugar Pernambuco: análise dos sentimentos dos usuários através das hashtags do Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v21i1.20578

Palavras-chave:

Turismo, Marca lugar, Marketing, Análise de Sentimentos

Resumo

Objetivo do estudo: Analisar os sentimentos dos conteúdos gerados pelos usuários no Instagram, expressos em hashtags vinculadas à marca Pernambuco. objetivos específicos: realizar a análise de sentimentos dos usuários do Instagram a partir de hashtags relacionadas à marca Pernambuco; analisar o conteúdo atrelado aos sentimentos e suas polaridades.

Metodologia/abordagem: Orientação metodológica de natureza qualitativa, no que tange a classificação de dados e quantitativa, considerando a frequência de dados. Para alcance dos objetivos, foi empreendida uma Análise de Sentimentos (AS) a partir dos comentários gerados no Instagram utilizando as hashtags #turismopernambuco, #descubrapernambuco, #borapernambucar, #passaportepernambuco e #pernambucomeupais.

Principais resultados: Os conteúdos compartilhados nas hashtags possuem majoritariamente a valorização de aspectos ambientais, culturais e valores simbólicos da marca lugar nos sentimentos de polaridade positiva, reverberando na rede de interessados (residentes, turistas, governo e empresas), à medida que os sentimentos de polaridade negativa podem emergir diante de situações pontuais do contexto.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os achados colaboram de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e suporte às estratégias contemporâneas acerca da concepção da marca lugar, levando em conta a perspectiva do residente e visitante em potencial.

Relevância/originalidade: Uso de machine learning com o objetivo de compreender os valores que constituem a marca Pernambuco, possibilitando o alicerce de políticas públicas para o fomento do turismo na região.

Implicações para a gestão ou sociais: Sugere-se que os estudos utilizando análise de sentimentos dos conteúdos dos usuários nas redes sociais, possam ser utilizados pelos gestores públicos para entender o comportamento do turista, por meio de pesquisa-ação, preparando e adaptando melhor o destino, a partir dos dados e informações obtidas.

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Biografia do Autor

Jorge Italo Macêdo Prudêncio de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração de Negócios

Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, Universidade Federal de Alfenas

Doutorado em Administração

Maria Valéria Pereira de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Administração

Rebeka Coelho de Almeida Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração 

Marilia Ferreira Paes Cesário, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Mestre em Geografia

Ana Clara Firmino de Oliveira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Administração

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Publicado

31.01.2022

Como Citar

de Lima, J. I. M. P., Pessanha, G. R. G., Araújo, M. V. P. de, Alves, R. C. de A., Cesário, M. F. P., & Rocha, A. C. F. de O. (2022). Marca lugar Pernambuco: análise dos sentimentos dos usuários através das hashtags do Instagram. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 21(1), 154–184. https://doi.org/10.5585/remark.v21i1.20578