O cinema como fonte documental em pesquisas educacionais: análise do filme “Anjos do Arrabalde”, de Carlos Reichenbach

Autores

  • Marie Rose Dabul Uninove, SP
  • Carlos Bauer Uni3

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.1017

Palavras-chave:

Cinema e história da educação. Dimensão cultural. Educação.

Resumo

Neste artigo, aborda-se o cinema como fonte documental, nas pesquisas em educação, tendo por referência o filme “Anjos do Arrabalde”, de Carlos Reichenbach. Apresenta-se também como proposta a utilização da iconografia em sala de aula, o que pode ser mais uma possibilidade do desvelamento de questões inerentes à relação dialética entre história, cinema e realidade social. A articulação entre a realidade e a necessidade da inclusão de aspectos da dimensão cultural e democrática dos envolvidos no ato educativo é defendida neste artigo. Nele, aborda-se também o cuidado ao tratar o filme como fonte documental, para romper com a concepção mecanicista das análises simplistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marie Rose Dabul, Uninove, SP

DABUL, Marie Rose Mestranda em Educação, Programa de Pós-Graduação Educação – UNINOVE Graduação em Pedagogia – UNINOVE Especialista em Administração Escolar – USJT Professora na Graduação – UNINOVE

Downloads

Publicado

12.02.2009

Como Citar

DABUL, Marie Rose; BAUER, Carlos. O cinema como fonte documental em pesquisas educacionais: análise do filme “Anjos do Arrabalde”, de Carlos Reichenbach. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 95–102, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i1.1017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1017. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos