Entre margens: Guimarães Rosa na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10626

Palavras-chave:

Literatura. Ensino. Conto. Guimarães Rosa.

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem didática para “A Terceira Margem do Rio”, um dos mais famosos contos de Guimarães Rosa. Neste contexto, sugerem-se alguns aspectos para a sua abordagem no Ensino Médio, bem como algumas possíveis atividades de avaliação. Baseado em diferentes fontes teóricas - que combinam documentos oficiais como os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e as OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), alguns estudiosos do ensino de literatura como Vincent Jouve e diferentes trabalhos críticos sobre “A Terceira Margem do Rio” - , o texto pretende destacar a importância da literatura na escola, na qual o professor desempenha um papel específico e mesmo crucial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio de Souza Vale Neto, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo – SP – Brasil

Lara Silva Perussi Bertão, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em letras pela Universidade Federal de São Paulo. São Paulo – SP – Brasil

Nayra Mikie Dias Kikuchi, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em letras pela Universidade Federal de São Paulo. São Paulo – SP – Brasil

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

VALE NETO, Júlio de Souza; PERUSSI BERTÃO, Lara Silva; DIAS KIKUCHI, Nayra Mikie. Entre margens: Guimarães Rosa na sala de aula. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 47–58, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.10626. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10626. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Literatura