Entre margens: Guimarães Rosa na sala de aula

Júlio de Souza Vale Neto, Lara Silva Perussi Bertão, Nayra Mikie Dias Kikuchi

Resumo


Este artigo propõe uma abordagem didática para “A Terceira Margem do Rio”, um dos mais famosos contos de Guimarães Rosa. Neste contexto, sugerem-se alguns aspectos para a sua abordagem no Ensino Médio, bem como algumas possíveis atividades de avaliação. Baseado em diferentes fontes teóricas - que combinam documentos oficiais como os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e as OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), alguns estudiosos do ensino de literatura como Vincent Jouve e diferentes trabalhos críticos sobre “A Terceira Margem do Rio” - , o texto pretende destacar a importância da literatura na escola, na qual o professor desempenha um papel específico e mesmo crucial.

Palavras-chave


Literatura. Ensino. Conto. Guimarães Rosa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10626

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Dialogia



Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional