Escola, currículo e cultura(s): a construção do processo educativo na perspectiva da multiculturalidade

Autores

  • Célia Regina Teixeira Uninove, SP
  • Roseane Dal Bello Bezerra RDBB

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1102

Palavras-chave:

Currículo. Diversidade. Educação. Multiculturalidade.

Resumo

Neste artigo, discute-se a questão curricular na perspectiva multiculturalista, apresentando a escola como locus privilegiado para o encontro e o diálogo entre diferentes grupos culturais. Revela-se, entretanto, que o currículo escolar, por muitas vezes, discrimina as origens culturais de seus alunos ao tentar impor uma educação comum e homogeneizadora, o que dificulta a criação de oportunidades educacionais iguais para todos. Assim, aponta, como necessária à escola, a revisão dos seus pressupostos com o intuito de relacionar seus conteúdos de ensino a realidades e valores diversos entre si, para que haja participação igualitária e efetiva aprendizagem e seja atendida a diversidade cultural que a escola abriga.

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Biografia do Autor

Célia Regina Teixeira, Uninove, SP

Doutora em Educação [Currículo] – PUC-SP; Mestre em Educação – UFMT; Professora na Graduação – Uninove. São Paulo – SP

Roseane Dal Bello Bezerra, RDBB

Graduada em Pedagogia – Uninove

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Publicado

29.07.2008

Como Citar

TEIXEIRA, Célia Regina; BEZERRA, Roseane Dal Bello. Escola, currículo e cultura(s): a construção do processo educativo na perspectiva da multiculturalidade. Dialogia, [S. l.], v. 6, p. 55–64, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v6i0.1102. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1102. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos