Manifestações de necessidade de formação continuada por professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental

Autores

  • Camila José Galindo UNESP
  • Edson do Carmo Inforsato Unesp, Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.1131

Palavras-chave:

Ensino fundamental. Estado de São Paulo. Formação continuada. Município. Professores.

Resumo

Este trabalho buscou identificar as carências existentes na formação dos professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental que atuam nas redes municipais de ensino do interior paulista. Esta pesquisa teve, como métodos, o survey e o de análise de necessidades com base nas manifestações de categorias ou grupos – metodologia fortemente aceita entre os estudiosos que desenvolvem esse tipo de trabalho. O universo da pesquisa foi composto por oito municípios da região central do Estado de São Paulo e teve como sujeitos 331 professores e oito gestores de educação. Os resultados apontaram que a formação continuada de professores efetiva-se de forma precária e, assim, desconsidera as necessidades profissionais em favor das necessidades dos sistemas. Nesse cenário, a efetivação de propostas formativas, tendo como base a análise de necessidades, revela-se uma estratégia de superação de debilidades, dificuldades e impasses na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila José Galindo, UNESP

Mestre em educação escolar e doutoranda do programa de pós- graduação em educação escolar da Unesp-araraquara. Foi bolsista durante a graduação e bolsista cnpq durante o mestrado. atualmente é professora substituta da Unesp nos campus de jaboticabal

Downloads

Publicado

12.02.2009

Como Citar

GALINDO, Camila José; INFORSATO, Edson do Carmo. Manifestações de necessidade de formação continuada por professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 63–76, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i1.1131. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1131. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos