Possibilidades estético-pedagógicas por meio do Fanzine e do Cordel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11436

Palavras-chave:

Ações estético-pedagógicas. Cordel. Fanzine.

Resumo

Reflete-se sobre ações pedagógicas fomentadoras de educação estética na sala de aula com esteio na cultura popular materializadas no Cordel e no Fanzine, analisando como se configuram estas ações estando aliadas a processos educativos. A escolha da temática se deve ao desenvolvimento de pesquisas, bem como às intervenções pedagógicas na formação docente universitária e na educação escolar de crianças. A investigação é de natureza qualitativa, tomando-se observação, análise de práticas e depoimentos de docentes, bem como produção de dados em oficinas artístico-pedagógicas como caminho metodológico. Com base nas análises, infere-se que os educadores consideram de muita relevância o trabalho com Cordel e Fanzine em sala de aula, por envolver os estudantes na constituição de saberes. Há um chamamento à aprendizagem pela dimensão criativa que essas elaborações possuem.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Ceará – CE – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8650-8272

Andrea Sales Braga Moura, Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Itapipoca-Ce

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.
Professora efetiva da Rede de ensino Municipal da Prefeitura de Itapipoca. Ceará – CE Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4869-7375

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

MORAES, Ana Cristina; MOURA, Andrea Sales Braga. Possibilidades estético-pedagógicas por meio do Fanzine e do Cordel. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 197–206, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.11436. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11436. Acesso em: 1 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos