Análise da produção acadêmica sobre a ludicidade na prática docente: a educação infantil como etapa emergente
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11454Palavras-chave:
Educação infantil. Ludicidade. Prática docente. Estado da ArteResumo
Objetivamos analisar a produção acadêmica sobre a ludicidade na prática docente da educação básica (2013 a 2016), a fim de compreendermos de que modo a educação infantil é caracterizada, quais os fenômenos investigados e suas orientações epistemológicas. Inicialmente, analisamos 269 pesquisas, mapeadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BDTD/CAPES), com os descritores “ludicidade”, “jogo”, “brinquedo” e “brincadeira”. Pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, com análise de conteúdo firmada na abordagem qualitativa. Evidenciamos que a educação infantil assume condição privilegiada na produção do conhecimento sobre a ludicidade na prática docente, de modo que “o brincar na prática docente da educação infantil” é o fenômeno hegemônico, orientado, em sua maioria, pela epistemologia crítico-dialética. Ademais, constatamos que há heterogeneidade nos fenômenos investigados noutra parcela das pesquisas e, em menor fração, destaca-se a mediação na prática docente da educação infantil.
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